Você sabe qual o significado da sua marca para os clientes? Contar uma história pode criar esse significado e fazer dele o seu diferencial. Joni Galvão, Plot Leader da The Plot Company, explicou bem a necessidade de uma história e como ela deve ser contada para que, realmente, faça a diferença para os consumidores.
?Não mudarei ninguém em trinta minutos. Se vocês não estiverem atentos, o conteúdo passa?. Joni afirma que existe um padrão, uma estrutura invisível na história ? como começo, meio e fim.
Ele divide a ‘contação’ da história em três atos:
Ato 1
Era uma vez…
Que todos os dias…
Até que um dia,
Ato 2
Por causa disso…
E por causa disso
Ato 3
Até que finalmente…
E desde então…
Para contextualizar o que os atos significam e como eles acontecem, Bráulio Rezende, músico da Plot, tocou Faroeste Caboclo. ?Toda historia é sobre pista e recompensa?, explicou Joni.
Alguns pontos foram citados e explicados como essenciais:
– Backstory é tudo o que é importante do seu passado para você trazer à tona;
– Desejo é diferente de objetivo que é diferente de necessidade;
– Identificação é resultado do trabalho que você faz quando cria um roteiro;
– Defina um valor para sua história;
– Deixe sempre uma pista para poder revelar na próxima história que você for contar.
?Uma história é sobre a revelação de caráter, que só é revelado quando você passa por uma situação difícil?, comentou.
Joni é incisivo ao afirmar que, em vez de falar dos valores que todo mundo já fala, você precisa analisar se existem valores que são só da sua empresa. ?Só faz sentido ter um protagonista na sua história se ele fizer diferença. Senão, tire. Uma história existe para te ensinar alguma coisa, para te preparar para o futuro?.
No fim das contas, não é necessário ter um final. ?As historias são como uma série e não como um filme, que acaba. Você pode responder todas as perguntas ou deixar em aberto?.