Pesquisar
Close this search box.
/
/
Comércio paulista faturou meio trilhão em 2013

Comércio paulista faturou meio trilhão em 2013

Resultado 4,2% maior que o registrado no ano anterior confirma previsões de crescimento divulgadas pela FecomercioSP

A receita com vendas do comércio varejista do Estado de São Paulo cresceu 4,2% ano passado em relação a 2012, atingindo R$ 513,2 bilhões. Apenas em dezembro, o varejo paulista faturou R$ 52,1 bilhões, o que significa um aumento de 3,8% sobre igual mês do ano anterior. Os números são da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (PCCV), realizada por meio de parceria entre a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz).
 
O que contribuiu bastante para o incremento de R$ 20,7 bilhões no resultado anual do varejo paulista foi a expansão conquistada pelos supermercados, com aumento real de vendas de R$ 5,8 bilhões, além das ampliações de faturamento das lojas de materiais de construção (R$ 4,9 bilhões) e das lojas de eletrodomésticos e eletrônicos (R$ 4,7 bilhões). Pelo lado negativo, o comportamento da receita das lojas de departamentos freou uma elevação maior na receita de 2013, que caiu R$ 5,1 bilhões no ano; e em menor escala, das lojas de móveis e decoração, com queda de R$ 36 milhões em 2013.
 
Para a Federação, o setor de comércio iniciou 2013 diante de um cenário bastante complicado, com inflação alta e fundamentos basilares do consumo ? como renda e crédito ? represados, além de alta no número de endividados. Nesse quadro, o desempenho do comércio no ano passado teria sido pior não fosse a adoção de vários estímulos ao consumo pelo governo federal, entre eles a redução das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos e eletrodomésticos, linhas de financiamento mais acessíveis dentro do programa Minha Casa Melhor e utilização dos bancos públicos para redução de juros às pessoas físicas. Ainda assim, a Entidade previa uma elevação de faturamento da ordem de 4%, 0,2 ponto porcentual menor do que o apurado.
 
Com um aumento de 5% constatado em dezembro de 2013, frente a igual mês do ano anterior, a receita do comércio da capital paulista surpreendeu positivamente ao atingir um total de R$ 161,2 bilhões no acumulado de 12 meses. Tal faturamento representa um acréscimo anual de 4,5%.
 
As principais contribuições para o avanço do resultado de vendas na cidade de São Paulo, no ano, foram das concessionárias de veículos, cuja receita cresceu em R$ 4,6 bilhões, das lojas de materiais de construção, que tiveram faturamento elevado em R$ 985 milhões e das lojas de autopeças e acessórios, com ampliação de R$ 240,6 milhões. Ao recuar em R$ 397,3 milhões, a receita das lojas de departamentos, por outro lado, impediu um crescimento do comércio paulistano acima dos 4,5% registrados.
 
A região de Guarulhos foi, entre as 16 que compõem a pesquisa, a que mais obteve elevação de faturamento do comércio em 2013, com alta de 20,9% sobre o apurado no ano anterior, atingindo a cifra acumulada de R$ 29,1 bilhões. O segundo melhor desempenho no ano passado foi o da região de Sorocaba, ao ampliar a receita em 13,1% frente a 2012, registrando um total de R$ 25,2 bilhões.
 
Os piores resultados em 2013 ficaram com o varejo da região de Campinas, ao retrair levemente o faturamento anual em 0,5% e chegando a R$ 48,2 bilhões, e com a região do Litoral, que contabilizou uma queda de 4,2% na comparação com 2012, totalizando R$ 17,8 bilhões de receita no ano.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]