Pesquisar
Close this search box.
/
/
Aprenda a combinar cerveja artesanal com os pratos natalinos

Aprenda a combinar cerveja artesanal com os pratos natalinos

Cerveja combina com uva passa e tender? A beer sommelier Marina Cervi, da Mr Beer, ensina o consumidor a ornar esses pratos com a bebida

Sem dúvida, a cerveja artesanal é um item que caiu bem na mesa do brasileiro. Hoje, a bebida é feita em diferentes sabores e produzida por empresas de diversas localidades do país. Mas será que ela cairia bem com as comidas natalinas? Sim.

A beer sommelier Marina Cervi, da Mr Beer, rede de franquias de cervejas especiais, afirma que existem quatro diretrizes de harmonização. “Intensidade das forças, ou seja, os pratos delicados combinam com cervejas delicadas e alimentos robustos com cervejas robustas; semelhança – pratos e cervejas possuem elementos comuns de aromas e sabores (doçura, acidez, aromas frutados, herbais, etc.); contraste, os elementos do prato com a cerveja são opostos, como doçura e amargor, refrescância e picância, salgado e tosta, etc.; E por fim, complementação, quando a combinação gera um terceiro sabor”, explica.

Para transformar a ceia em uma experiência completa, Cervi indica os tipos de cervejas para a harmonizar com cada prato:

BACALHAU
Para combinar com o sabor do bacalhau, a beer sommelier sugere a cerveja Du Bocq Blanche de Namur. A witbier faz o corte de gordura pela carbonatação e acidez, além da complementação de sabores cítricos e condimentados. Outra sugestão é a Santa Muerte Session Ale. A cerveja é leve e refrescante, com notas de frutas cítricas provindas do lúpulo, também complementando o prato.

PERU
A Gauloise Blonde, cerveja belga, agrega ao prato sabores e aromas frutados e de especiarias, além de leves notas florais, que harmonizam perfeitamente com os sabores suaves do peru. Já a Gauloise Ambree é uma opção menos complexa em aromas, que traz notas de malte mais evidentes, semelhantes às notas de caramelização de tosta (da pele/casca) do Peru. Outra sugestão é a Primator Weizenbier, que possui leveza e refrescancia para equilibrar com o prato que é bem suave. A harmonização se dá por semelhança das notas de caramelização, e complementação das notas de cravo e banana, trazendo um certo “tempero” para o prato.

CHESTER COM MOLHO DE GENGIBRE
A Aldera Ginger Beer harmoniza por semelhança de sabores do gengibre, potencializando as notas dessa raiz no molho. A Carbonatação contrasta com a gordura, limpando o paladar para a próxima bocada. O leve dulçor da cerveja contrasta com o salgado do molho também, equilibrando os sabores.

TENDER COM MOLHO DE ABACAXI
Essa carne de porco é mais gordurosa, com sabores complexos. Uma Belgian Dubbel é uma boa escolha, pelo alto teor alcoólico e pelas características de frutas passas que vão complementar o sabor do prato. Harmonizam por semelhanças das notas carameladas da cerveja, com a tosta da carne e por contraste através do corte da gordura pela carbonatação e teor alcoólico. Ainda acontece uma complementação das notas frutadas do abacaxi na cerveja e notas amendoadas e frutas passas no prato, finalizando com a potencialização das notas condimentadas da cerveja e do cravo do tender.

RABANADA FRITA
Também harmoniza bem com a Belgian Dubbel, que tem teor alcoólico suficiente para limpara a gordura e traz a complementação das notas de frutas passas e especiarias para o prato.

NOZES, CASTANHAS E FRUTAS SECAS
A Santa Muerte Nut Brown Ale harmoniza muito bem com castanha do Pará, por notas semelhantes de castanhas, complementando as nozes com suas notas carameladas e tostadas. E complementando as frutas secas com suas notas acastanhadas e achocolatadas.

RABANADA ASSADA
A Santa Muerte Nut Brown Ale também harmoniza por semelhanças e complementação das notas acastanhadas na rabanada, e o inverso acontece com a canela na cerveja, trazendo sabores a mais para a bebida.

PANETONES E CHOCOTONES
A Santa Muerte Nut Brown Ale ainda harmoniza compor semelhança no leve dulçor e notas de chocolate. Tem complementação de sabores acastanhados e da leve tosta do malte em ambos. A Caldera Pilot Rock e a Stout Metal também são ótimas opções.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]