Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como tornar a cobrança parte de uma boa experiência para o consumidor

Como tornar a cobrança parte de uma boa experiência para o consumidor

O cenário de inadimplência no Brasil ampliou a demanda por assessorias de cobrança. Entenda por que esse serviço é estratégico

Devido à crise financeira causada pela pandemia de COVID-19, o índice de pessoas endividadas no Brasil atingiu percentuais preocupantes. Em junho de 2021, o número bateu recorde, alcançando a marca de 70% de brasileiros com alguma pendência financeira, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic). Esse foi o maior percentual desde o ano de 2010. Consequentemente, com a alta da inadimplência, o serviço de cobrança se tornou ainda mais necessário, principalmente para as empresas que possuem uma alta demanda e desejam permanecer financeiramente saudáveis no mercado.

Dessa maneira, a procura por uma assessoria de cobrança aumentou significativamente. O crescimento percebido pela Meireles e Freitas, empresa consolidada no mercado de gestão de recebíveis há mais de 30 anos, comprova: houve um aumento de mais de 160% da busca pela terceirização do serviço de cobrança, somente no primeiro trimestre do ano de 2021.

Em consequência disso, a MF buscou se adaptar para oferecer o melhor em questões de recebíveis e cobrança para os seus clientes, seguindo as tendências de mercado, lançando novos produtos que auxiliam nas operações e entendendo as principais dores de cada cliente diante da nova realidade do país.

Estratégia sobre a demanda

A preocupação e antecipação da Meireles e Freitas em se adaptar às atuais necessidades dos seus clientes gerou resultados. A empresa ofereceu inovações, tanto em plataformas como em serviços, e uma maior diversidade de estratégias para o seu público e atingiu um crescimento de 205% até o terceiro trimestre do ano de 2021 em faturamento.

Não se permitindo realizar apenas o tradicional, a Meireles e Freitas atua desde a cobrança digital preventiva, operando nas primeiras faixas de atraso onde não se faz necessária a interação humana até a cobrança híbrida onde é possível atrelar o digital aos operadores, ou seja, os robôs aos atendentes humanos, e dessa forma segmentar quais operações podem ser realizadas somentes por agentes virtuais e chatbots e quais necessitam da atuação humana, tornando os procedimentos mais práticos e produtivos. E consequentemente, conseguindo uma maior conversão nas operações ao oferecer o atendimento que melhor se encaixa para cada fase da régua de cobrança dos clientes, obtendo um crescimento de 22% em relação às negociações do semestre anterior, mesmo durante um período de grande instabilidade financeira no país devido a alta da inadimplência.

Além do atendimento digital e híbrido, a Meireles e Freitas também oferece um atendimento ainda mais especializado, ou seja, uma cobrança mais próxima realizada por profissionais que possuem uma vasta experiência e trabalham nessa área há bastante tempo e consequentemente atuam na área de cobranças com maiores ticket médios e que apresentam uma maior complexidade.

Atualização

Diante da necessidade de redução de custos do mercado, a Meireles e Freitas optou por atualizar a sua modalidade de cobrança externa especializada. Um exemplo nesse sentido é o trabalho realizado com um grupo de energia do País, que realizava a cobrança externa através de dois grupos: o primeiro era formado por operadores externos que efetuavam avisos e cobranças; o segundo realizava o corte da energia em si.

Porém, durante a pandemia, houve a necessidade de alterar esses processos. A Meireles e Freitas montou uma operação diferenciada, a partir da qual o operador não somente realiza o corte de energia, mas também a cobrança e a negociação, tudo de forma presencial, conseguindo na maioria das vezes estabelecer uma negociação justa para ambas as partes e consequentemente reduzir os custos de corte, conseguindo uma redução de custos na operação.

Engajamento

Todas essas adaptações em busca de oferecer o melhor para os clientes e se adequar ao mercado de forma que seja possível alcançar resultados positivos só se torna viável porque existe um time engajado que compõe a Meireles e Freitas Cobrança Digital. Uma equipe de pessoas que buscam e lutam pelos mesmos propósitos. E isso mais uma vez se comprovou no ano de 2021 quando a empresa, novamente, participou de importantes premiações, sendo a segunda melhor empresa para se trabalhar no Ceará e a sétima melhor empresa para se trabalhar no Brasil de acordo com o Great Place To Work, assim como um lugar incrível para trabalhar segundo o prêmio FIA 2021. Essa soma de esforços e dedicação se mostram diretamente ligados ao grande sucesso da Meireles e Freitas entre as assessorias de cobrança, fazendo com que ela ocupe o primeiro lugar em diferentes rankings de empresas parceiras.

Venâncio Freitas, CEO da Meireles e Freitas Cobrança Digital, ressalta a importância de as empresas estarem preparadas para os novos desafios de mercado e como uma assessoria de cobrança especializada pode ser fundamental durante esse momento. “Com esse aumento expressivo de clientes inadimplentes, contar com o auxílio de uma gestão de cobrança especializada faz toda a diferença para empresas que buscam redução de custos e de inadimplência. Tendo ciência dessa importância, a Meireles e Freitas se dedica arduamente para concretizar todas as necessidades do cliente e uma prova disso, é que tivemos um crescimento de 75% de faturamento apenas com novos clientes em 2021”, afirma o executivo.

*Consumidor Moderno em colaboração com a Meireles e Freitas

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente


+Notícias

Como fazer um mapa da jornada do cliente em 7 passos

As tendências de CX no atendimento pelo WhatsApp e apps de mensagem

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]