A Cnova, divisão de e-commerce do GPA, maior varejista brasileiro, é a empresa mais bem colocada no Ranking NOVAREJO Brasileiro na categoria ?produtividade por funcionário?. Em média, cada profissional do quadro da companhia gerou R$ 1,97 milhão em vendas no ano passado para a empresa.
A segunda posição é ocupada por outra varejista on-line, a Kanui, com R$ 1,55 milhão por colaborador. A seguir vem o Grupo Boticário, com R$ 1,33 milhão. O Top 10 é completado por Makro, Dia%, Roldão, Atacadão, Comercial Zaragoza, Netshoes e Leroy Merlin.
Das dez empresas de maior faturamento por funcionário, apenas a Cnova está entre as que tiveram maior crescimento nesse indicador, ficando na quarta posição, com 46,7% de aumento na produtividade. Esse ranking é liderado pela Alpargatas (+55,4% na comparação anual), seguida pela Brasil Pharma (+49,2%) e pela Casas Pernambucanas (47,2%).
Para a realização do Ranking NOVAREJO Brasileiro, que permite a realização de cruzamentos e análises relevantes para o mercado, foram identificados e utilizados os principais segmentos do varejo, por sua relevância no faturamento do mercado e pela presença de pelo menos cinco players relevantes. ?Isso acontece porque, sem a presença de cinco players relevantes, não seria possível cumprir o principal objetivo deste estudo, que é prover o mercado de análises e insights inéditos?, comenta Aline Tobal, gestora do Centro de Inteligência Padrão (CIP). Por isso, o ranking não prioriza somente o tamanho das empresas, garantindo que cada segmento seja representado por, no mínimo, seus cinco maiores players, mesmo que eles não fossem tão representativos em termos de tamanho para o varejo geral.
Leia mais:
Habib’s cresce 117% em rentabilidade por loja