/
/
CM Indica: O código-fonte da trajetória de Bill Gates

CM Indica: O código-fonte da trajetória de Bill Gates

Em sua nova autobiografia, Bill Gates relembra infância, descobertas e desafios que moldaram sua trajetória até a criação de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo.

Próximo dos seus 70 anos, que completará em outubro, Bill Gates é um dos nomes mais influentes da história da tecnologia. Cofundador da Microsoft, empresa que hoje lidera a corrida de Inteligência Artificial junto à OpenAI, ocupou o ranking dos bilionários do mundo por anos, ao mesmo tempo em que fez doações à filantropia, o empresário agora revisita sua própria trajetória no livro de memórias Código-fonte: Como tudo começou (Companhia das Letras), o primeiro volume de uma trilogia, lançado nesta terça-feira (4).

Diferente de suas obras anteriores, que abordam temas como mudanças climáticas, pandemias e inovações tecnológicas, “Código-fonte” é uma jornada pessoal e introspectiva. Gates conta sobre sua infância, os desafios da juventude e os primeiros passos no mundo da computação. É um relato que vai além da Microsoft, da sua fundação beneficente ou da revolução digital que ajudou a liderar – é a história de um jovem curioso que encontrou na tecnologia sua paixão e vocação.

O jovem Bill Gates e o despertar para a tecnologia

A narrativa começa com sua infância em Seattle, onde cresceu em uma família de classe alta. Seu pai, William H. Gates Sr., era advogado corporativo e veterano da Segunda Guerra Mundial; sua mãe, Mary Maxwell Gates, foi uma influente ativista cívica e participou de conselhos administrativos de bancos e corporações.

Gates descreve como herdou o espírito competitivo de sua avó “Gami”, que o incentivava a se superar em jogos de cartas. Esse impulso o acompanhou na escola preparatória Lakeside, onde teve o primeiro contato com computadores e fez amizade com Paul Allen, futuro cofundador da Microsoft. Aos 13 anos, programou seu primeiro videogame e percebeu que tinha um talento especial para a codificação.

Foto: Reprodução.

O que os educadores e meus pais notaram desde essa idade eram sinais do que estava por vir“, conta Gates nos primeiros capítulos. “Eu canalizava a mesma intensidade que me levou a resolver o enigma das habilidades de Gami no baralho para qualquer coisa que me interessasse – e nenhuma para o que não me interessava. O que eu achava interessante era leitura, matemática e ficar sozinho com meus pensamentos. O que não me interessava eram os rituais diários da vida e da escola, caligrafia, arte e esportes. Além de praticamente tudo o que minha mãe me pedia para fazer“.

A paixão pela tecnologia o levou a escapadas noturnas ao centro de computação da Universidade de Washington, onde passava horas programando. Esse entusiasmo pavimentou o caminho para a criação da Microsoft, em 1975, que se tornaria uma das empresas mais valiosas do mundo.

Com o tempo, haveria uma grande empresa. E com o tempo haveria programas de software com milhões de linhas no núcleo, de bilhões de computadores usados em todo o mundo. Haveria riquezas e rivais e preocupação constante sobre como permanecer na vanguarda de uma revolução tecnológica“.

Esse é apenas o início da trajetória de sucesso de Gates, que levou à construção da Microsoft e o tornou o homem mais rico do mundo em 1995, posição que manteve até 2008, quando decidiu se afastar do comando da empresa para se dedicar integralmente à filantropia. Hoje, Gates foi ultrapassado por outros bilionários da tecnologia, como Elon Musk, da Tesla, e Mark Zuckerberg, da Meta, mas seu impacto na indústria segue inquestionável.

*Foto: Alexandros Michailidis / Shutterstock.com

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]