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Cinco tendências do setor de franquias em 2014

Cinco tendências do setor de franquias em 2014

 O ano de 2014 começa com poucas perspectivas de crescimento e grandes eventos. Há quem diga que passará tão rápido que quando mal esperarmos, estaremos desejando feliz 2015!

Verdade ou não, a questão é que 2014 reserva algumas boas oportunidades para o setor de franquias e, ficar esperando o ano acabar é pura perda de tempo. Então, mãos à obra e fique atento às cinco principais tendências deste setor:
 
Nordeste e interior, é pra lá que eu vou: O movimento de interiorização das franquias e a força do Nordeste como foco da expansão das redes deve continuar. Além de aumento de demanda nessas regiões, fatores como saturação dos pontos comerciais e alto preço dos aluguéis, principalmente nas capitas da região Sudeste contribuem para esse movimento.
 
Copa do mundo: O governo federal realizou altos investimentos em obras de estádios e infraestrutura. Apesar disso, a economia não reagiu conforme o esperado. De qualquer forma, franquias como escolas de idioma e outros segmentos relacionados com o turismo ou que trazem a bandeira de produtos brasileiros, podem se sair bem. Se você pensa em comprar uma franquia que pode se beneficiar com o aquecimento propiciado pelo turismo, é uma boa hora de tirar o projeto do papel.
 
Pontos comerciais: Inaugurações de shopping centers continuarão fortes em 2014. Segundo a ABRASCE (Associação Brasileira de Shoppings Centers) está prevista a inauguração de 41 novas unidades. Esses empreendimentos representam um considerável incremento de aproximadamente 10% de área bruta locável. O aumento da oferta é importante para os investidores expandirem suas lojas mas sobretudo, para que os valores dos aluguéis não continuem subindo.
 
Ascensão das classes C, D e E: O consumo das classes mais baixas deve continuar expandindo em 2014 porém, provavelmente, não no ritmo que vinha acontecendo. Principalmente porque o endividamento das famílias apurado pelo Banco Central bateu recorde em 2013 e superou o patamar de 45% da renda comprometido com dívidas. Como base de comparação, no início de 2008, esse valor era de 30%. De toda forma, segmentos como moda e beleza tendem a se beneficiar com a maior afluência das classes emergentes, pois além de cobrir as necessidades básicas, começa a sobrar dinheiro para itens não essenciais.
 
Saúde é o que interessa: Obesidade, antes um fenômeno majoritário de economias desenvolvidas como os EUA, agora já faz parte da realidade brasileira. De acordo com o Ministério da Saúde, mais da metade da população brasileira tem excesso de peso. Apesar da popularidade dos produtos e hábitos saudáveis, ainda há espaço para crescimento. O desafio para operações como de alimentação saudável, academia e beleza é engajar o consumidor para que ele se torne fiel ao estabelecimento.
 
Enfim, 2014 reserva boas oportunidades. Basta ficar atento para aproveitar todas elas e fazer deste, um ano de muito sucesso e principalmente, de lucros.

Diego Simioni é administrador de empresas e sócio-fundador da GOAKIRA, consultoria empresarial especializada em franquias.

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