Pesquisar
Close this search box.
/
/
Cinco mitos comuns sobre alimentação saudável

Cinco mitos comuns sobre alimentação saudável

?Deixe que a alimentação seja o seu remédio e o remédio a sua alimentação?

Essa frase de Hipócrates, o pai da medicina, exemplifica bem a fase atual do nosso país. A alimentação dos brasileiros está mais saudável.  51% estão tirando os doces do carrinho, 33% estão comprando mais peixes e 35% estão dando mais espaço para legumes, verduras e frutas, de acordo com uma pesquisa da Proteste.

Apesar disso, comer bem ainda é um desafio cheio de mitos e inverdades. Conheça alguns.

1.    Carboidratos são os vilões
Muitas dietas restringem ou proíbem o consumo de carboidratos e o amido é por diversas vezes considerado nosso maior inimigo. Mas a verdade é que os carboidratos não são os vilões. É claro que comer oito fatias de pão no café da manhã ou massa todos os dias da semana não ajudará a manter sua boa forma. Mas comer a quantidade certa de carboidratos é essencial para a boa saúde, afinal, são nossa maior fonte de energia.  55% a 75% da alimentação humana deve ser composta por carboidratos, segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, criado pelo Governo Federal em 2008;

2.    Comer muito tarde faz engordar
É um equívoco comum pensar que comer tarde da noite ou muito perto da hora de deitar vai fazer você ganhar peso. A lógica por trás desse mito é que a energia a partir do seu jantar de fim de noite ou lanche antes de dormir ficarão armazenados como gordura enquanto você dorme, mas não é assim que funciona de acordo com uma pesquisa da BBC. O corpo não se importa quando você consome suas calorias. Ele só se preocupa com quantas calorias você consome e quantas você queima. Se consumir mais calorias do que você queima, você vai ganhar peso. E se queimar mais calorias do que consome todos os dias, você vai perder peso. É simples assim;

3.    Alimento congelado não é tão saudável quanto alimento fresco
Alimentos congelados têm uma má reputação e são frequentemente vistos como uma alternativa menos saudável para alimentos frescos. Mas a verdade é que os alimentos congelados às vezes podem ser melhores. A maioria das frutas e vegetais congelados são congelados logo após a colheita, evitando a deterioração que ocorre durante o tempo entre a colheita e a compra. Embora isso dependa da fruta ou vegetal, uma pesquisa publicada no Medical Daily mostra, por exemplo, que a cenoura  e frutas vermelhas congeladas são melhores que os frescos. Por outro lado, brócolis e espinafre frescos são melhores do que suas versões congeladas;

4.    Todas as gorduras são ruins
Carboidratos não são as únicas categorias de alimentos que injustamente acabaram na lista negra da alimentação saudável. As gorduras dividem o topo dessa posição. Mas, assim como os carboidratos, nem todas as gorduras são supervilões dietéticos. Sim, gorduras trans e gorduras saturadas, como as que se encontra em salgadinhos  e manteiga podem realmente causar estragos à saúde e boa forma, mas as monoinsaturadas e poliinsaturadas são realmente muito saudáveis quando consumidas com moderação ? como tudo. Alimentos como azeitonas, abacates, nozes e peixes gordos são muito benéficos para o coração e para diminuir os níveis de colesterol. A maioria das recomendações limita a gordura saudável (evitando os não saudáveis) em cerca de 20% a 35% de sua ingestão calórica diária total. Portanto, não há nada de errado com a apreciar as coisas mais gordas da vida;

5.    Ovos são péssimos para a sua saúde
Embora seja verdade que os ovos contêm uma quantidade elevada de colesterol – uma gema de ovo de tamanho médio contém cerca de 225 miligramas de colesterol – eles não são necessariamente ruins para sua saúde quando consumidos com moderação. Pelo contrário, ovos são uma grande fonte de proteína e vitamina A, D e E.
 
* Com informações do Le News

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]