/
/
Cimed cria Claud.IA para descomplicar bulas de remédio

Cimed cria Claud.IA para descomplicar bulas de remédio

Nova assistente virtual traduz, simplifica e até lê em voz alta as informações dos medicamentos, tornando tudo mais fácil de entender

Você já tentou ler uma bula de remédio e ficou completamente perdido? É normal a linguagem técnica, os nomes complicados e as explicações difíceis acabarem afastando muita gente. A Cimed criou a Claud.IA, uma assistente virtual que traduz tudo isso para um português simples, direto e acessível para todo mundo.

Lançada em maio, no mês do genérico, a Claud.IA foi desenvolvida para facilitar o dia a dia de quem toma remédios, explicando com clareza o que cada medicamento faz, como tomar, quais os efeitos colaterais e outros detalhes importantes.

A assistente digital funciona como o “Chat GPT dos medicamentos”, capaz de ler bulas em voz alta, explicar composição, efeitos colaterais e orientações de uso de forma acessível, com linguagem simples e adaptada a diferentes públicos, como pessoas idosas, com baixa escolaridade ou que enfrentam dificuldades com termos técnicos. Além disso, a IA também emite lembretes no horário de tomar o remédio e ajuda a localizar a farmácia mais próxima.

Foto: Cimed

O nome “Cláudia” é uma homenagem à mãe dos irmãos João Adibe, CEO da Cimed, e Karla Felmanas, vice-presidente da companhia. Claudia, que faleceu em 2009, era farmacêutica de formação e inspirou não apenas o nome, mas também a persona da assistente virtual. A ferramenta tem como missão justamente cuidar, educar e facilitar o acesso ao conhecimento sobre medicamentos no Brasil.

“Minha mãe foi o coração da nossa família e o começo da história da Cimed. Com essa inteligência artificial, queremos transformar o jeito como os brasileiros se relacionam com a saúde. Bulas são complexas, os nomes difíceis e muita gente toma remédio sem entender o que está fazendo. A Cláudia vem para mudar isso. É inclusão, é cuidado, é o futuro”, afirma João Adibe Marques, CEO da Cimed.

Por trás da Claud.IA, está uma equipe formada por farmacêuticos, linguistas, engenheiros de dados e especialistas em experiência do usuário, que, de acordo com a empresa, trabalharam para adaptar milhares de nomes de medicamentos e bulas em linguagem natural. A tecnologia utilizada tem como base inteligência artificial generativa, com a tecnologia o Google Gemini.

A novidade acompanha uma tendência do setor. A Anvisa já aprovou um projeto-piloto de bula digital e agora as farmacêuticas podem disponibilizar essas informações em seus sites, com visualização mais amigável e mecanismos de busca.

A Claud.IA é parte de um movimento maior da Cimed para aproximar os brasileiros do cuidado com a saúde. No ano passado, a empresa lançou uma nova embalagem de medicamentos com letras maiores e espaço para o paciente anotar horários e doses, uma forma simples de dar mais autonomia e clareza no tratamento.

Além disso, a empresa promoveu uma campanha educativa sobre os genéricos, com o objetivo de provocar uma reflexão sobre os benefícios proporcionados pelo medicamento, além de desmistificar o assunto, no ano em que celebrava-se os 25 anos da Lei dos Genéricos no Brasil.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]