A Coca-Cola lançou recentemente o novo sabor de um dos seus refrigerantes mais populares. A Fanta Guaraná chega ao mercado disputando com marcas nacionais conhecidas – como Guaraná Antártica – além das bebidas de guaraná com forte apelo regional.
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Na tentativa de propagar a nova bebida, a multinacional fechou parceria com a McDonald’s para distribuir Fanta Guaraná na versão normal e zero por meio de um chatbot no Messenger do Facebook.
1. Como funciona
Não há nada de muito diferente dos outros chatbots que testamos antes. Para começar, é preciso fazer login na sua conta do Facebook e acessar o site da Fanta no Brasil.
Em seguida, é só clicar para enviar uma mensagem a Fanta e escolher a opção “Começar” disponibilizado na conversa.
2. ‘Pega aí duas fantas’
A primeira interação do chatbot com o cliente é uma frase engraçadinha cheia de rimas e emojis, transformando a linguagem ainda mais próxima da falada pela internet.
“Oi, Mariana! #TomaaíUmaNovidade que vai bancar o seu rolê: duas Fanta Guaraná de graça para você!”, foi o dito para mim na primeira interação com o robô. E a partir de então estão liberados os meus cupons para a retirada da bebida.
3. Onde retirar?
Depois que o usuário clica na única opção possível, o “Pegar meus cupons!”, a Fanta gera o código promocional que deve ser apresentada em uma das lojas do McDonald’s para a retirada de bebida.
Após receber o código, é possível pedir mais uma rodada de bebidas do novo guaraná gratuitamente ou buscar um local para retirar. A escolha da segunda opção pede acesso a sua localidade para indicar um restaurante McDonald’s mais próximo de você.
4. Chama mais gente!
A Fanta continua insistindo em dar para você – ou quem mais você escolher – bebidas da nova versão, por isso sugere que você encaminhe cupões também para os seus amigos, namorado (a) ou crush.
O processo todo continua com uma linguagem jovem e descontraída, sempre repleta de emojis e aparentemente não tem fim. Nós cansamos na terceira rodada, mas a impressão que dá é que os cupões são infinitos!
Impressão geral
Sinceramente, ficamos com a impressão de que a integração poderia ser bem melhor. A todo o momento, com o robô nos oferecendo cupons em quase todas as etapas da interação, nos faz crer que o assistente virtual está querendo “se livrar” do cliente.
Há pouquíssima, para não dizer nenhuma, interação do usuário com o robô. As poucas respostas que o chatbot oferece são combinadas em uma experiência de contato com o robô quase com nenhuma inteligência artificial.
A nossa conclusão é: a ideia do chatbot é ótima, mas do jeito que foi feito pareceu mais uma entrega de cupom que poderia ser realizada de qualquer outra forma. E a sensação ao experimentar foi que uma boa ideia não necessariamente causa uma boa experiência ao consumidor.