/
/
CCX Summit: Líderes analisam o futuro do crédito e da recuperação

CCX Summit: Líderes analisam o futuro do crédito e da recuperação

O CCX Summit 2025 reuniu líderes para discutir caminhos de um mercado de crédito e recuperação mais sustentável e orientado ao consumidor.
CCX Summit.
Foto: Douglas Luccena.
A segunda edição do Credit and Collection Summit destacou que o consumidor brasileiro, impulsivo e socialmente influenciado, gasta mais do que ganha, alimentando um ciclo de endividamento. Especialistas apontaram que crédito e recuperação devem atuar juntos, com uso de IA e personalização para entender o comportamento do cliente. A principal lição: adaptação, empatia e prevenção são essenciais para um mercado de crédito sustentável.

O número de inadimplentes no Brasil bateu recorde histórico e já atinge 79,1 milhões de consumidores. Ao todo, são 313 milhões de dívidas que, somadas, chegam a R$ 496 bilhões. Um cenário crítico que traz importantes desafios para as empresas – principalmente quando o comportamento do consumidor brasileiro é analisado.

A segunda edição do Credit and Collection Experience Summit, evento idealizado pelo Grupo Padrão, contou com uma análise profunda desse panorama: enquanto a inadimplência avança, o consumidor – imediatista e em busca de fazer parte de um grupo social – compra mais do que a renda permite. Essa lacuna vira dívida e forma um padrão estrutural de endividamento.

Diante de um ciclo contínuo de erros financeiros, o que pode ser feito para mudar o cenário atual? Esse questionamento guiou todo o CCX Summit, que reuniu importantes lideranças do mercado de concessão e recuperação de crédito em busca de um futuro econômico mais sustentável e inteligente.

A Consumidor Moderno conversou com alguns dos congressistas para compreender o que define o setor atualmente e as principais estratégias que estão sendo adotadas para apoiar os clientes e, ao mesmo tempo, resguardar as empresas. Confira!

O que define a concessão e a recuperação de crédito atualmente?

“O mercado de crédito e recuperação é hoje uma oportunidade para as instituições financeiras alavancarem seus negócios. Isso precisa, porém, ser feito com muita cautela e de forma preventiva. O roadmap de uma recuperação não começa a partir do primeiro dia de vencimento, mas sim antes da concessão de crédito. Então uma análise preliminar bem-feita evita que haja um constrangimento ou que a jornada do consumidor não seja completa.”

Rafael Kerche, CFO na Sicoob Cooplivre.

“Compreender que a concessão e a recuperação de crédito são formatos que andam em conjunto é o que faz a diferença. A empresa que trabalha com um modelo que une essas frentes tem processos muito mais eficientes e de menor risco.

Quando analisamos o crédito de um cliente, olhamos também para a possibilidade e a probabilidade desse cliente pagar uma possível dívida. E mesmo que não seja possível capturar o cenário de uma forma assertiva no momento da concessão, o sistema é retroalimentado posteriormente quando o cliente vai para a recuperação. Assim, conseguimos entender o tipo de comportamento do cliente e se há a possibilidade de não gerar custo com a cobrança.

Então, olhar para essas duas vertentes em conjunto é algo estratégico, principalmente para o pilar de crédito. Essa sinergia nos permite conhecer cada vez melhor os clientes e nos possibilita adequação ao perfil dele.”

Elaine Pitta, head de Modelagem e Riscos de Crédito na Caixa Consórcio.

“O que define o mercado de recuperação de crédito hoje é a abordagem pessoal, é você entender o cliente e olhar para ele com uma visão de CPF, gerando uma aproximação e fazendo com que ele te priorize na hora de realizar os pagamentos. O cliente precisa sentir que vale a pena sanar a dívida que tem com a empresa, porque ele vai receber benefícios se o fizer.

Cobrança é a continuidade do relacionamento que a empresa tem com o cliente. Investimos muito para trazer o cliente para dentro de casa e não queremos perdê-lo, e na cobrança é quando você traz o cliente de volta para jogo, fazendo ele rentabilizar novamente.”

Rafael Dellevedove, head de Cobrança na XP Investimentos.

“A regra hoje é ser adaptável e desapegar do que praticávamos no passado. A transformação é constante e precisamos estar preparados para ela. No Bradesco, por exemplo, passamos por uma mudança completa, tornando a estrutura mais horizontal, com investimentos em inovação e um programa de transformação da cultura. Sabemos que o cliente está desejando coisas novas o tempo todo, então se uma empresa demorar demais para fazer essa virada de chave, ela não tem chances.”

Gina Cervelli, gerente sênior de Operações e Cobrança do Bradesco.

“Hoje, crédito e recuperação é ler o comportamento do cliente e traduzir isso em políticas, em formas de oferecer o que o cliente está buscando. O que muda o jogo é o conhecimento cada vez maior de quem é o seu cliente, porque precisamos nos adaptar ao que ele está buscando, ao momento de vida dele – desde a melhor oferta até o canal e o horário para entrar em contato.

Cada cliente tem um aspecto diferente e quando falamos de recuperar o crédito, é preciso se adequar à nova realidade de cada um. Às vezes ele teve uma perda financeira, às vezes aconteceu algum problema na família. Temos que estar atentos a isso.”

Tiago Cabrera, head of Collections do Quinto Andar.

O que não fazer?

Um grande aliado para colocar essas estratégias em prática e trabalhar os modelos de crédito e recuperação de acordo com a realidade financeira de cada consumidor é a Inteligência Artificial – já usada para analisar dados e predizer cenários.

Mas, na busca por se aproximar do cliente e recompensá-lo pela escolha de compra e pela responsabilidade de pagar as contas em dia, alguns erros não podem ser cometidos. Os participantes entraram na trend do momento nas redes sociais – “Você está fora se…”, ou seja, está errando se… – para elencar alguns deles.

Compartilhe essa notícia:

Recomendadas

MAIS +

Veja mais noticias

TikTok Shop celebra o primeiro ano com 134 milhões de usuários e consolidação da compra por descoberta
Em seu primeiro aniversário brasileiro, a plataforma mostra avanço de 161 vezes nas vendas por lives e uma rede de criadores que cresceu 46 vezes.
"Resolver é a nova marca": ABRAREC premia cases de CX com foco em resolutividade e confiança
O Prêmio Atendimento ABRAREC CX 2026 reconhece as empresas que capturam o novo momento do CX, colocando a resolutividade como chancela da experiência em atendimento
Bruno Vasconcelos, CEO da Seu Cliente Oculto
"O cliente não reclama, só para de comprar”: Como captar o feedback silencioso
CEO do Seu Cliente Oculto traz insights sobre o consumidor que não reclama e explica o que é um atendimento de excelência
Lançamento da NVIDIA promete revolucionar os computadores, mas inovação pode encarecer produtos
O RTX Spark chega como a maior reinvenção do PC em décadas; tecnologia promete velocidade e poder de execução brutal para tarefas com IA

Webstories

SUMÁRIO – Edição 297

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa | Runway


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]


Leandro Carvalho
[email protected]

Marcelo Malzoni
[email protected]

Rodrigo Santinelo
rodrigo.santinelo@gpadrao.com.br

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Carolina Paes
Danielle Ruas 
Marcelo Brandão
Victoria Pirolla

Head de Arte
Camila Nascimento

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Leonam Dias

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

Rebeca Andrade – Ensinamentos e Aprendizados O futuro do entretenimento no Brasil NBA é a melhor experiência esportiva do mundo Grupo Boticário, em parceria com a Mercur, distribui gratuitamente produtos inclusivos.