Pesquisar
Close this search box.
/
/
Cashless: qual é o futuro do dinheiro?

Cashless: qual é o futuro do dinheiro?

Com a diminuição do dinheiro em espécie e o fechamento das agências bancárias, o futuro do dinheiro é o cashless.

Com o avanço constante da tecnologia, o cashless vem ganhando cada vez mais adeptos em todo o mundo, visto que traz consigo uma série de benefícios e facilidades. Como o próprio nome indica, cashless é o sistema de pagamento 100% sem dinheiro físico.

Uma das principais vantagens do sistema cashless é a conveniência que ele proporciona. Afinal, com um simples toque em uma tela, é possível efetuar pagamentos de forma rápida e segura. Ademais, com o uso de aplicativos e carteiras virtuais, é possível realizar transações a qualquer momento e em qualquer lugar, eliminando a necessidade de carregar dinheiro em espécie.

Mas, nem tudo são flores neste cenário. O endividamento, por exemplo, continua em alta. Prova disso está na última Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada no dia 1º de fevereiro pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Segundo o estudo, o percentual de famílias com dívidas, em atraso ou não, ficou em 78,1% em janeiro deste ano. A taxa ficou acima dos 77,6% de dezembro e dos 78% de janeiro de 2023.

Inadimplência x Cashless

Os principais responsáveis pelo endividamento do consumidor estão: em primeiro lugar, o cartão de crédito (86,8%); em segundo lugar, os carnês (16,2%); na sequência, o crédito pessoal (9,7%). Por último, os financiamentos de casa e de carro (8,4%).

especialista em educação financeira, Marcela Gaiato Martins, diretora do Grupo Recovery afirma que, além desses itens, um dos principais fatores que contribuem para as pessoas ficarem com o nome sujo é a falta de equilíbrio econômico: “E aqui está a importância da educação financeira, que nada mais é do que aprender a lidar com o dinheiro de maneira harmônica, pensando nos compromissos que temos e nas coisas que queremos construir ao longo da vida”.

A educação financeira, segundo Marcela Gaiato Martins, envolve o conhecimento sobre como gerir o dinheiro de forma eficaz e como tomar decisões financeiras alinhadas aos propósitos no dia a dia.

Marcela Martins, diretora do Grupo Recovery

E esse é o melhor caminho para quitar dívidas, planejar conquistas, formar uma reserva financeira que proteger os consumidores de imprevistos. “Em suma, com educação financeira conseguimos tomar decisões alinhadas com os objetivos diários”.

Aplicativos dos bancos: mocinhos ou vilões?

Neste contexto de cashless, qual é o papel dos aplicativos de bancos? Será que eles auxiliam a população a lidar de forma mais consciente com suas finanças?

Ou talvez o aumento de dívidas possa estar atribuído ao uso cada vez mais frequente de aplicativos de bancos pelos consumidores?

Tem quem defenda que a ideia que acessibilidade proporcionada pelos aplicativos de bancos pode sim colaborar para a inadimplência. Afinal, com apenas alguns toques na tela do celular, é possível verificar o saldo da conta, fazer transferências e até mesmo solicitar empréstimos. E, com efeito, as pessoas podem sim ser levadas a gastar mais do que podem pagar, vez que o acesso fácil ao crédito muitas vezes leva a tentações de consumo impulsivo.

Parcelamentos de compras

Além disso, aplicativos de bancos muitas vezes oferecem serviços de parcelamento de compras. Embora isso possa parecer uma opção atraente para adquirir produtos desejados, o parcelamento pode levar a um acúmulo de dívidas a longo prazo. Isso porque, muitas vezes, as pessoas esquecem de considerar os juros e encargos adicionais associados ao parcelamento, o que aumenta significativamente o valor final a ser pago.

Ademais, com o cashless e a facilidade de acesso às transações financeiras, muitas pessoas tendem a gastar sem analisar seus orçamentos ou considerar suas necessidades reais. Isso pode levar a compras impulsivas e à contração de dívidas desnecessárias.

Fato é que, no que diz respeito ao dinheiro em papel, a utilização de notas e moedas tem diminuído gradualmente ao longo dos anos. Cada vez mais pessoas estão adotando o cashless. Se por um lado a alternativa oferece maior conveniência, segurança e praticidade, por outro há lacunas a serem trabalhadas. Sabendo desses desafios que virão pela frente, o “futuro do dinheiro” será um dos temas amplamente debatido no IA + CX.

Pagamentos x Inteligência Artificial

No evento, inclusive, uma das palestras tratará sobre “O futuro dos meios de pagamento sobre a ótica da IA”. Na ocasião, será apresentado, em primeiro lugar, como o cashless tem gerado preocupações em diversos setores da sociedade. Uma das questões levantadas dirá respeito à privacidade e segurança dos dados financeiros dos usuários. Afinal, com a crescente utilização de pagamentos digitais, surgem receios quanto à proteção dessas informações sensíveis.

Além disso, no encontro serão trabalhados os desafios dos impactos sociais e econômicos que a digitalização do dinheiro pode trazer. Afinal, embora seja uma tendência inevitável, é importante garantir que todas as pessoas tenham acesso a sistemas financeiros digitais seguros e confiáveis. E aqui, a pergunta é: será que as instituições estão oferecendo oportunidades equitativas para promover a inclusão financeira? Ou será que serão desenvolvidos mais grupos sociais marginalizados?

Dependência da tecnologia

Outro ponto de preocupação é a dependência excessiva da tecnologia. Será que a digitalização do dinheiro, de um lado, trará comodidade e agilidade, mas também implicará em riscos de indisponibilidade de sistemas durante falhas ou ataques cibernéticos? E mais: até que ponto as empresas estão preparadas para garantir infraestruturas robustas e uma governança eficiente para evitar a interrupção do acesso ao dinheiro digital?

O IA + CX é um evento imperdível para todos aqueles interessados em conhecer as últimas tendências da Inteligência Artificial e do Customer Experience. Com o objetivo de analisar e apresentar o futuro dos meios de pagamento sob a ótica da IA, o evento promete trazer insights valiosos para profissionais e entusiastas da área.

Agendado para o dia 23 de abril de 2024, o IA + CX será realizado na Casa Traffô, situada na Rua Gomes de Carvalho, 560, em São Paulo/SP. Saiba mais em: Programação – IA + CX – Inteligência Artificial + Customer Experience (consumidormoderno.com.br).



Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]