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Casas conectadas: O impacto no consumo e na experiência

Casas conectadas: O impacto no consumo e na experiência

Residências inteligentes proporcionam lifestyle mais conveniente e atrativo ao consumidor.

A crescente oferta de dispositivos inteligentes, com preços cada vez mais acessíveis, a facilidade de instalação de forma autônoma e a simplicidade de utilizar comandos de voz para controlar luzes, câmera, TV, ar-condicionado, ventiladores, etc., vem fomentando o crescimento de casas mais inteligentes e o consumo de dispositivos e serviços de assistentes de voz, dentre outras tecnologias. 

Especialmente para pessoas com deficiência, casas conectadas se tornaram o meio para aumento da autonomia em suas rotinas. Além disso, uma recente pesquisa do Pnad/IBGE apontou que o Brasil já tem 9,9 milhões de casas com algum dispositivo inteligente. 

As casas conectadas, impulsionadas pela Internet das Coisas (IoT), também transformaram significativamente a forma como se interage com os ambientes domésticos, impactando tanto o consumo quanto a experiência do usuário. 

Com dispositivos inteligentes interligados, desde termostatos e eletrodomésticos até sistemas de segurança e iluminação, os consumidores agora têm maior controle e automação em suas residências. Isso não apenas otimiza o consumo de energia, reduzindo desperdícios, mas também proporciona uma experiência mais conveniente e personalizada.

A integração de sistemas de iluminação e aparelhos permite o controle remoto e a programação automatizada, contribuindo para a redução do consumo de eletricidade.

Do ponto de vista da experiência do usuário, a capacidade de controlar todos os aspectos da casa por meio de aplicativos móveis e assistentes virtuais proporciona uma experiência personalizada e adaptável às necessidades individuais. 

Desde a automação de tarefas rotineiras até a criação de ambientes personalizados com iluminação e temperatura ajustáveis, as casas conectadas oferecem um nível de conforto e praticidade que redefine a relação das pessoas com seus espaços residenciais.

A jornada do consumidor nas casas conectadas     

Alexa faz parte desse cenário atual de interligação de tecnologias e conta com mais de 800 dispositivos compatíveis, ou seja, que podem automatizar a casa por comandos de voz utilizando a assistente de voz da Amazon. 

Com a disseminação desta tecnologia, cada vez mais pessoas vêm se beneficiando da praticidade da automação de seus lares.

Enquanto isso, além da Casa Inteligente, Alexa é acessada por milhões de clientes todos os dias e cada vez mais pessoas experimentam e se beneficiam de suas funcionalidades. 

As pessoas utilizam Alexa para múltiplas tarefas do dia a dia, seja ouvir música, rádio e notícias; organizar seu dia-a-dia com alarmes, lembretes, gestão de listas; acessar informações de qualidade; e muito mais. 

Dessa forma, Talita Bruzzi Taliberti, Country Manager de Alexa no Brasil, conta que para garantir uma boa jornada do consumidor com dispositivos de casa inteligente é importante pensar em todo o processo, desde a compra até a utilização final para facilitar ao máximo a vida do cliente. 

“Ser um dispositivo compatível com assistentes de voz como Alexa irá facilitar muito seu uso no dia a dia, se beneficiando das facilidades de uso de comandos de voz. Materiais educacionais para a instalação facilitam muito o uso dos clientes, principalmente aqueles iniciando o uso desta categoria”, diz. 

No canal do YouTube Alexa Brasil, há alguns vídeos para ajudar neste processo. Por exemplo, uma das dicas que faz bastante diferença é os usuários darem nomes fáceis para cada dispositivo para poder se lembrar na hora de pedir para Alexa ligar ou desligar. 

“Algo que facilita muito o uso pelos clientes é a criação de Rotinas em Alexa, onde permite fazer uma série de ações com um único gatilho, que pode ser um simples comando de voz, o agendamento de um determinado horário, ou até perante a detecção de sons específicos como o latido de cachorro ou choro de bebês”, exemplifica a executiva.   

A Black Friday dos dispositivos inteligentes

Os dispositivos Echo com Alexa são sempre muito buscados pelos clientes brasileiros e muitos deles esperam datas promocionais, como o caso da Black Friday, para aproveitar os bons descontos oferecidos na Amazon.com.br. 

Neste ano, o Echo Pop, Echo Dot 5ª geração e Fire TV Stick com controle remoto por voz com Alexa, ficaram entre os produtos mais vendidos na Amazon.com.br. 

“Clientes puderam contar com a ajuda de Alexa para acompanhar as ofertas. Ao perguntar “Alexa, quais minhas ofertas?” Os usuários recebem recomendação de produções em promoção de acordo com os itens em suas listas de desejos. E após as compras, Alexa ajuda a acompanhar o status dos pedidos para quem pergunta “Alexa, onde está o meu pedido?””, frisa Talita Bruzzi Taliberti.  

Vem muito mais pela frente: pequenas tarefas do dia a dia serão automatizadas

De acordo com a Country Manager de Alexa no Brasil, a Amazon tem o compromisso de evoluir continuamente para oferecer produtos e serviços cada vez melhores para os clientes e com a casa inteligente não é diferente. 

Recentemente, a empresa evoluiu a experiência de casa conectada, permitindo aos usuários ligarem ou desligarem um dispositivo em um determinado horário ou depois de alguns minutos, sem nenhuma configuração adicional, apenas pelo comando de voz.  

“Também lançamos atualizações no aplicativo Alexa que facilitam o gerenciamento de casa inteligente: a nova versão do app adiciona opções de personalização e simplifica o acesso a controles de casa inteligente e outros recursos que os clientes mais usam”, elenca. 

A companhia também lançou a funcionalidade de configurar uma iluminação para acordar, que permite que os clientes usem suas luzes inteligentes para imitar o nascer do sol, facilitando a saída da cama. Ela está disponível como uma opção quando os clientes criam ou editam seus alarmes no aplicativo Alexa. 

Brasil, um mercado em expansão

Globalmente, o engajamento do cliente com recursos relacionados a informações aumentou mais de 50% neste último ano, em compras 35% no mesmo período e o engajamento com comandas de casas conectadas aumentou mais de 25%, segundo dados da Amazon.

Já especificamente em relação ao Brasil, Talita Bruzzi Taliberti explica que os brasileiros usam muito Alexa para funcionalidades para trazer conveniência e diversão para seu dia a dia, principalmente ouvir música, comandar seus dispositivos de casa inteligente, organizar sua rotina com alarmes, lembretes e timers. 

Brasileiros também adoram dar Bom Dia, Boa Noite ou perguntar “Tudo bem?” e se surpreender com curiosidades ou homenagens a aspectos importantes da cultura brasileiro. 

“Cada vez mais eles estão se surpreendendo de como a assistente pode ajudar com suas compras, seja gerenciando lista de compras por voz e no aplicativo, pesquisando o preço de um produto, pesquisando ofertas, ou até comprando diretamente por voz”, completa Talita Bruzzi Taliberti, Country Manager de Alexa no Brasil.

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