Pesquisar
Close this search box.
/
/
Casa mostra como é possível ir longe com a economia compartilhada

Casa mostra como é possível ir longe com a economia compartilhada

O espaço chama assim mesmo, House of All (ou Casa de Tudo), e mostra até onde é possível ir com a economia compartilhada. Spoiler: dá para ir longe, viu...

A Economia Compartilhada é um fenômeno sem volta. Impulsionado no Brasil durante a crise, esse novo segmento reúne negócios em que as contribuições das pessoas é um dos principais ativos. Exemplos como Airbnb e Mercado Livre são bem conhecidos, mas não é preciso ser um gigante global para chamar atenção. Em uma rua charmosa em Pinheiros, em São Paulo, o House of All, ou Casa de Tudo, mostra até onde é possível ir nesse segmento. O Whow! Festival de Inovação, evento que acontece nesta semana, em São Paulo, foi lá para conhecer.

O House of All é um conjunto de quatro casas: House of Work, House of Bubbles, House of Food e House of Learning, conforme explicou Rebecca Dias, gerente das Casas. A primeira casa, a House of Work, foi aberta há quatro anos. A última casa, House of Bubbles, foi aberta a pouco mais de um ano. “Toda a ideia das casas é compartilhar experiências. É tudo uma troca”, explicou Rebecca.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Trabalhe, coma, aprenda e lave roupa

A House of Work é um coworking tradicional. Lá, é possível pagar uma diária ou mesmo “alugar” uma estação de trabalho de forma mensal. Quem trabalha lá tem acesso a internet, salas de reunião, e tem descontos nos outros espaços do empreendimento.

A House of Food é um restaurante colaborativo. O House of All seleciona chefs de cozinha, faz uma curadoria e os convida a cozinhar no espaço.  “Cada dia é um chef diferente, com cardápio diferente”, contou Rebecca.

O cardápio é enxuto – no máximo quatro pratos – e ao fim do dia os lucros são divididos entre a casa e o chef que alugou o espaço.  Quem paga a diária é o chef. Para eles, a Casa funciona como uma vitrine. Isso porque o empreendimento dá espaço para chefs iniciantes, que têm a oportunidade de criar eventos e testar públicos no espaço. Aqui, há uma regra: os eventos não podem ser fechados. “A ideia é ser aberto e permitir compartilhamento”, disse a gerente.

A House of Bubble é uma lavanderia descolada. Os valores são cobrados por ciclo de lavagem e secagem. Ali mesmo, há um bar onde, quem quiser, pode esperar o ciclo terminar enquanto bebe um drink. O empreendimento concede esse espaço para quem quiser montar um brechó de um dia, sem pagar nada por isso. É só agendar. “Ganhamos com o fluxo, que acaba conhecendo as outras casas”, afirmou Rebecca.

No andar de cima, o empreendimento também tem um guarda-roupa colaborativo. “É um Netflix de roupas e um laboratória para marcas”, contou. Funciona assim: as pessoas pagam uma assinatura mensal, cujo valor varia de acordo com o número de peças que quer retirar de uma vez só. Ela fica um tempo com as peças, lava e devolve. “As marcas recebem um relatório sobre o feedback das peças”, contou.

A última casa, a House of Learning, é um espaço para eventos. Há um pequeno auditório onde são realizados cursos, pequenos shows, dinâmicas. O espaço é alugado tanto para pessoa física como para pessoa jurídica. E tem sido cada vez mais buscado.

Como se vê, as fontes de receita da House of All são muitas e todas baseadas na colaboração. A casa ainda busca mais novidades. Agora é esperar para ver até onde ela consegue ir.

A primeira edição do Whow! Festival de Inovação, organizado pelo Grupo Padrão, que publica Consumidor Moderno, acontece em mais de 70 lugares de São Paulo. Acompanhe a cobertura aqui e nas redes sociais com a #WhowFestival!

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]