Quando se fala em casas do futuro é praticamente impossível não lembrar dos Jetsons, a família futurística que vivia cercada por tecnologia. Lá se vão mais de 60 anos do lançamento da animação, e se um robô como a Rosey ainda não é realidade, alguns recursos que já existem não deixam nada a dever. Casas inteligentes têm caído no gosto dos consumidores, para tornar o dia a dia mais prático.
Na Fast Shop, a busca pela categoria “casa inteligente” vem crescendo consideravelmente. De acordo com dados do e-commerce da rede, a procura dobrou em fevereiro de 2023 em comparação ao mesmo período do ano anterior. Em relação às vendas, nos últimos seis meses, a categoria “Inovação” do site, que traz produtos como smart speakers, lâmpadas e fechaduras eletrônicas, cresceu mais de 50%.
Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente
Mas o que são casas inteligentes? Tudo começa com a automação, e o céu é o limite. No sistema plug-and-play, basta conectar os produtos e começar a usar. As assistentes virtuais e produtos conectados podem tornar os ambientes mais práticos, confortáveis e seguros, com recursos que vão de sensores a comandos de voz e wifi. Praticamente tudo pode ser automatizado, sistemas de iluminação, som, televisão, segurança, ar-condicionado.
Todo ambiente pode ser inteligente
Atenta a essa tendência, a maior rede de varejo premium do país traz em suas lojas uma experiência única, substituindo as tradicionais formas de exposição de produtos por ambientes inspirados nos momentos que compõem o cotidiano das pessoas. Representados em 18 ambientes diferentes e interconectados, com produtos 100% interativos e funcionais, o consumidor é convidado a fazer uma jornada com base em experiências e necessidades específicas do dia a dia.
“Café da Manhã Saudável”, “Conforto e Segurança para as Crianças”, “Seu Amigo Pet”, “Escritório Inteligente”, “Casa Limpa Inteligente”, “Cozinhar com a Família” e os “Amigos, Conectividade e Celular Pronto” são alguns dos ambientes montados pela Fast Shop para mostrar as possibilidades das casas inteligentes.
Leia mais:
A casa inteligente pode ser para todos, aposta Nice
Durante a experiência na Fast Shop, por exemplo, é possível acionar uma cafeteira por comando de voz, iniciar a máquina de lavar em um click no smartphone, preparar a sala para uma sessão de cinema em casa com ambiente à meia luz e com a pipoqueira funcionando ao lado.
Em todos os ambientes, os clientes conseguem acessar, por meio de QR Code, vídeos com dicas de uso e informações técnicas, reforçando a estratégia da empresa de levar para os espaços físicos a experiência phygital de conectar o universo online e offline, com o objetivo de elevar a experiência do consumidor a um novo nível — muito mais fácil, prático e cômodo. Além de mostrar como é possível ter uma casa inteligente e conectada.
“O crescimento da demanda dos nossos clientes por itens que conferem inovação e praticidade ao seu dia a dia é realmente expressivo. Por isso, fomos além de oferecer um mix de produtos com que há de mais moderno no mercado. Transformarmos também a maneira que o cliente conhece e experimenta esses produtos, oferecendo experiências exclusivas, seja nas lojas ou no site”, diz Eduardo Salem, diretor geral de operações da Fast Shop.
A rede oferece também entrega rápida, em até uma hora após a aprovação do pagamento, para itens de pequeno e médio porte e disponibiliza, no aplicativo, uma ferramenta para a comunicação dos clientes diretamente com um vendedor. No canal, é possível conduzir a negociação, receber consultoria técnica e finalizar a compra.
+ NOTÍCIAS
Tecnologia ajuda ou burocratiza o acesso à saúde?
Influenciadores virtuais: vale a pena criar o seu?