/
/
7 características essenciais para ter sucesso no varejo

7 características essenciais para ter sucesso no varejo

O empresário da Farmacas aponta caminhos para as empresas manterem seus resultados crescentes mesmo em tempos incertos. Confira

Em um cenário de recessão de mercado, o que observo em diversos setores da economia é um grande desânimo, muitas vezes condizente com a realidade, em outras, representam um pouco de falta de visão dos empreendedores para o crescimento. Por isso, se torna relevante pontuar caminhos a serem tomados.
Gerencio uma associação de redes de farmácias, a Farmarcas, que obteve um grande feito recentemente: um crescimento acima de 38% desde junho de 2015. São muitos os fatores que se conjugam para a obtenção desses resultados. Contudo, existem alguns pontos em comum que podem ser replicados pelas empresas de varejo na busca de crescimento. Confira:
1 – Dominar o negócio
O mercado não perdoa a falta de conhecimento. É importante que, antes de iniciar qualquer negócio, se tenha profundo conhecimento do ramo, suas peculiaridades, situação do mercado e concorrência, fatores que serão primordiais nas decisões estratégicas.
2 – Ter um perfil empreendedor
Muitos profissionais são sensacionais tecnicamente, mas são péssimos empreendedores. Ao ter um negócio, é importante saber lidar com as incertezas e adaptar-se às mudanças que acontecem por fatores externos e internos. Estar sempre preparado para enfrentar imprevistos, sem medo, estar disposto a correr riscos e lidar com as consequências. Em poucas palavras: se deve tomar uma posição de protagonista nos negócios.
3 – Ter engajamento no seu negócio
Ser empresário de sucesso não requer apenas investimento financeiro, mas também a doação de esforços e de tempo. Não entenda por isso ter que ficar atrás de um balcão por doze horas, pois tomar a frente do operacional de nada vai resolver. É preciso ter uma visão ampla do negócio, quais são as necessidades implícitas e saber liderar, coordenar sua equipe para alcançar a meta.
4 – Tenha uma estratégia vencedora
Para atingir o sucesso, é necessário traçar metas e pensar estrategicamente em como atingi-las. Sendo assim, se torna primordial um bom planejamento de seu negócio, traçando rumos e ideias a fim de concretizar essa estratégia, como por exemplo, uma boa política de compra, que possibilitará estabelecer preços diferenciados do mercado.
5- Ter excelência em gestão
Um grande empreendedor tem seu negócio controlado de forma bastante assertiva, para tanto, é importante acompanhar todos os números que são relevantes para tomada de decisões, bem como os seus indicadores de desempenho. Além disso, é preciso saber interpretar os números para criar ações que possam corrigir qualquer deficiência ainda no seu início.
6- Não atuar sozinho
Esqueça a imagem do empreendedor solitário; hoje, com o espaço conquistado pelas grandes redes, o mercado se torna ainda mais acirrado, cruel e capaz de “engolir” facilmente os pequenos, pelo fraco poder que têm comparado aos grandes grupos. Os empresários devem buscar ações associativistas para sobreviver. Esse fato proporcionará um poder muito maior de negociação e a troca constante de conhecimento e estratégias de mercado.
7 – Busque ferramentas de apoio
Ferramentas de gestão fazem toda a diferença para as empresas, possibilitando simplificar ações que antes se mostravam complexas. Assim, é importante que se faça a diferença por meio do uso de ferramentas e de recursos tecnológicos. Por exemplo: ter um cadastro centralizado de compras, trabalhar com cartão fidelidade, etc.
*Paulo Roberto O. da Costa é diretor geral da Farmarcas, associação criada para administrar agrupamentos farmacêuticos e redes associativistas

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]