O Cannes Lions – considerado o maior festival de criatividade do mundo – anunciou as peças publicitárias vencedoras do terceiro dia da programação. A categoria Creative Data Lions recebeu 429 inscrições para 13 leões: 2 de ouro, 4 de prata e 6 de bronze. A peça vencedora da vez foi ‘Go Back to Africa‘, da Black & Abroad, feito pela agência FCB / Six de Toronto. A peça buscou pautar a maneira estereotipada como as pessoas pensam sobre a África, criando uma linguagem que desloca o ódio que rodeia o preconceito racial.
Já na categoria Media Lions, a Nike foi vencedora por um case desenvolvido em São Paulo. A ação “Air Max Graffiti Stores” criada pela agência AKQA SP fez com que grafiteiros transformaram muros da cidade em lojas da gigante esportiva. Um novo modelo do calçado era lançado a cada semana, de modo que os consumidores que se interessaram pela compra, precisaram ir até a intervenção de graffiti e desbloquear, pelo aplicativo, o código de compra do produto.
Após o case, que ocorreu em fevereiro desse ano, a marca viu crescer em 22% o número de visitantes em seu site, de modo que as vendas do modelo aumentaram ainda mais: 32% se comparado com o mesmo período do ano anterior. A ação impactou mais de 80 milhões de pessoas pelas redes sociais.
“O prêmio coroa uma filosofia de inserir a criatividade no centro de tudo. Ao invés de usar celebridades, usamos grafites icônicos para São Paulo para que vestissem os produtos Airmax”, destacou Diego Machado, diretor executivo de criação da agência.
Confira o vídeo: