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Cancelamento de voos por greve não pode afetar consumidor

Cancelamento de voos por greve não pode afetar consumidor

Dicas do Procon contemplam possíveis soluções para os problemas causados pelos cancelamentos

 

Devido ao cancelamento de voos para a Argentina por conta de notícias sobre greve nacional que ameaça parar o país, o Procon estadual de São Paulo esclarece que, mesmo não sendo causadora dos transtornos, é dever das empresas, companhias aéreas ou agências de viagem, prestarem toda assistência para minimizar os transtornos ocorridos.
 
O Procon-SP recomenda ao consumidor que antes de se dirigir para o aeroporto, entre em contato com a companhia para verificar a situação do voo.
 
Em casos de atraso ou cancelamento, o passageiro tem direito a:
 
? informação prévia quanto ao cancelamento do voo nos canais de atendimento disponíveis das companhias aéreas;
 
? viajar, tendo prioridade no próximo embarque da companhia aérea com o mesmo destino;
 
? ser direcionado para outra companhia (sem custo);
 
? receber de volta a quantia paga ou, ainda, hospedar-se em hotel por conta da empresa. Se o consumidor estiver no local de seu domicílio, a empresa poderá oferecer apenas o transporte para a sua residência e desta para o aeroporto.
 
? ressarcimento ou abatimento proporcional no caso de ocorrer algum dano material devido ao atraso como, por exemplo, perda de diárias, passeios e conexões;
 
? pleitear reparação junto ao judiciário se entender que o atraso causou-lhe algum dano moral (não chegou a tempo a uma reunião de trabalho, casamento etc.).
 
Todas estas possibilidades devem ser garantidas sem prejuízo do acesso gratuito à alimentação, utilização de meios de comunicação, transporte etc. O consumidor deve guardar o comprovante de eventuais gastos que teve em decorrência do atraso e/ou cancelamento, como chamadas telefônicas, refeições, hospedagem, entre outras.

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