Faltando menos de uma semana para o pontapé inicial da Copa, o evento já provoca forte aumento nas vendas de produtos como cerveja, itens para churrasco, snacks, televisões e aparelhos de som. Pelo menos no Reino Unido. A rede britânica de supermercados Tesco, maior de seu setor no país, disse que nas últimas semanas as vendas de TVs widescreen dobraram, enquanto os chamados ?Brazilian snacks? e bebidas avançaram 40%. Outro destaque são as figurinhas da Copa, com 5 milhões de pacotes já comercializados nos supermercados, hipermercados e lojas de vizinhança da marca.
Apostando em um aumento ainda maior das vendas de produtos sazonais com o desenrolar da Copa a partir da semana que vem, a Tesco colocou em prática a ?Operação Brasil?, um projeto que envolve milhares de colaboradores e parceiros comerciais para manter as lojas da rede abastecidas durante o torneio. Assim como acontece no Brasil, nos dias de jogos da seleção nacional a demanda por cerveja, pizza e snacks em geral tem uma forte alta. Outra categoria que sempre cresce nesta época é a de eletrônicos, uma vez que muitos consumidores aproveitam para trocar suas televisões.
Durante a Copa, a Tesco espera alcançar um aumento de pelo menos 100% na venda de cervejas em relação ao mês anterior ao evento, de 25% em itens para churrasco e snacks em geral, 15% em pizzas e um salto de até 500% em sistemas de som e vídeo. Resta saber quanto tempo durará a empolgação dos torcedores, uma vez que a Inglaterra está no chamado ?grupo da morte? do Mundial, ao lado de Uruguai, Itália e Costa Rica, e corre o risco de ser eliminada ainda na primeira fase.