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Brasileiros acumulam R$ 12 bilhões em eletrônicos usados

Brasileiros acumulam R$ 12 bilhões em eletrônicos usados

Pesquisa realizada pelo IBOPE, encomendada pelo site OLX, mapeou o mercado de produtos usados com potencial de venda no país

Segundo o estudo, realizado com 2.002 pessoas, de 16 anos ou mais, 38% dos brasileiros afirmam possuir itens sem uso que poderiam ser comercializados, somando cerca de R$ 105 bilhões.

“Os dados da pesquisa do IBOPE confirmam nossa percepção de que a categoria de eletrônicos, celulares e informática é uma das que mais crescem na OLX. Hoje, a velocidade de atualização de tecnologias é muito alta e as pessoas acabam trocando com frequência seus equipamentos e não sabem qual destino dar ao antigo?, afirma Marcos Leite, Chief Commercial Officer da OLX Brasil. Segundo ele, os brasileiros trocam de aparelho celular, em média, a cada seis meses.

Confira no infográfico abaixo os resultados do estudo realizado pelo IBOPE.


 

Para o destino correto
Abaixo estão alguns endereços e/ou telefone de locais que aceitam doação ou que recolhem os eletrônicos.

CDI
O Comitê para a Democratização da Informática (CDI) é uma ONG dedicada à inclusão digital, com sede no Rio de Janeiro e presença em 12 países. Em São Paulo, trabalha em parceria com a FUNDETEC, que oferece mão de obra para recondicionamento de computadores, e com a companhia de reciclagem de lixo eletrônico San Lien, que coleta materiais sem condições de reaproveitamento.

Para doar ao CDI, é preciso entrar em contato com a unidade regional mais próxima e informar-se sobre o processo adequado de envio. Em São Paulo, a oferta deve ser negociada pelo e-mail [email protected].

CDI (21) 2558-5695 e (11) 3666-0911, ramal 23.

Computadores para Inclusão
Os Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC) recebem equipamentos doados por pessoas físicas, empresas e órgãos públicos a fim de reutilizá-los em atividades de formação educacional e profissionalizante de jovens de baixa renda. As oficinas são realizadas pelo projeto Computadores para Inclusão. O programa é uma ação do Ministério das Comunicações e faz parte da política de inclusão digital, que também busca oferecer alternativas de renda para catadores de lixo e comunidades carentes. Atualmente, os CRCs funcionam nas cidades de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Lauro de Freitas (BA), Porto Alegre (RS) e Recife (PE).

Projeto CRC (61) 3311-6389

Descarte Certo
Com cobertura nacional, o Descarte Certo oferece coleta em domicílio de materiais eletrônicos e seu envio aos locais adequados de reciclagem. A empresa presta serviço para pessoas físicas e jurídicas e recolhe itens de pequenas ou grandes dimensões. Também atua em parceria com supermercados, seguradoras, lojas e alguns projetos sociais. Para agendar a coleta, preencha um cadastro no site da empresa. No formulário, é preciso especificar por qual empresa ou seguradora será feito o descarte. Caso seja feito diretamente pelo Descarte Certo, o custo para a coleta dos equipamentos mais comuns varia entre 39,90 reais para três equipamentos pequenos; 69,90 reais para até dois equipamentos médios; e 139 reais para um produto de tamanho grande.

Descarte Certo (11) 4153-1777

CEDIR
O CEDIR-USP tem o maior centro público de descarte de lixo eletrônico da América Latina. O galpão de 450 metros quadrados recebe eletrônicos da Categoria 3, que inclui equipamentos de informática e telecomunicações, como computadores, celulares, teclados e mouses. Os materiais podem ser enviados somente por pessoas físicas e são reaproveitados em instituições e entidades parceiras. É preciso abrir um chamado técnico pelo help desk do Centro de Computação Eletrônica da USP, nos telefones (11) 3091-6454/6455/6456 e agendar o envio dos equipamentos.

CEDIR – USP (11) 3091-6400
 
Coopermiti
A cooperativa especializada em coleta e reciclagem de lixo eletrônico está localizada em São Paulo e tem capacidade para receber até 100 toneladas de produtos mensalmente. Empresas e consumidores podem levar os equipamentos diretamente para o galpão da Coopermiti, na Barra Funda, ou agendar uma coleta para grandes quantidades de resíduos com um caminhão. A coleta é feita gratuitamente em parceria com a prefeitura da cidade. Também há vários pontos de coleta espalhados pela cidade de São Paulo, que podem ser consultados no próprio site da cooperativa.

Coopermiti (11) 3666-0849

Rota da Reciclagem
O site agrupa diversos centros de recolhimento de e-lixo. Procure ainda por cep e endereço aquele centro mais perto da sua residência ou empresa. Acesse, é rápido e simples.

E-Cycle
Recolhem não só lixo eletrônico, mas outros tipos de resíduos. Você digita seu CEP, marca o que quer descartar e a plataforma aponta os postos de coleta mais próximos de seu local. Para acessar, clique aqui.

Devolva para o fabricante
Uma das medidas mais interessantes da PNRS é a logística reversa, que responsabiliza os fabricantes pelo recolhimento dos produtos depois do consumo. Confira algumas empresas que adotam a prática.

Apple – Oferece código para envio gratuito de qualquer produto pelos Correios. Pedidos pelo 0800-7723126 ou [email protected].

HP – Cartuchos podem ser descartados nas lojas da marca e nas redes Kalunga ou Saraiva. Para outros equipamentos, envie pedido pelo e-mail [email protected].

Sony – A Sony coleta pilhas e baterias em postos autorizados ou nas lojas da marca. Instruções aqui.

Samsung – Eletrônicos e cartuchos são retirados pela empresa em casa com agendamento pelo site.

Positivo – Há um SAC com informações sobre a reciclagem e postos de coleta mais próximos no [email protected] e nos telefones 4002-6440 (São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte e Brasília) e 0800-6447500 (outros locais).

Dell – Recolhe produtos em todo o país, com agendamento pelo site.

Lenovo – Informa o melhor local para a coleta pelo SAC no 0800-8850500 ou [email protected]

Epson ? Para reciclar cartuchos da marca, veja este link.

Itautec ? Para saber como proceder com a reciclagem de produtos desta marca, clique aqui.

LG ? Informações de como enviar seus materiais velhos e pontos de coleta por estado podem ser encontrados aqui.

Motorola ? As condições para o descarte Eco-moto podem ser conferidas clicando aqui.

Além disso, todas as operadoras de celular têm coleta de baterias e aparelhos em suas milhares de revendas espalhadas pelo Brasil.

Com informações dos portais INFO e Oficina da NET.

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SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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