A MasterCard e a Fletcher School da Tufts University, dos Estados Unidos, anunciaram durante o World Retail Congress, que acontece até esta quarta-feira (01/10) em Paris, o lançamento do Digital Evolution Index, indicador que mede a prontidão e a possibilidade de evolução de 50 países (25 desenvolvidos e 25 emergentes) no que se refere a iniciativas digitais.
O pesquisador Bhaskar Chakravorti, diretor associado senior de Finanças e Negócios Internacionais da Fletcher School, citou o escritor futurista William Gibson, que disse que “o futuro já chegou, mas não está distribuído uniformemente”. “As pessoas têm informação, seja na França ou em Bangladesh, mas diversos fatores retardam a distribuição dessas informações pelo mundo”, afirma.
Entre esses fatores estão aspectos pouco citados quando se fala em digital, como o efeito das instituições políticas, a legislação, o ambiente regulatório e a ameaça do cyber crime. O estudo identificou quatro drivers interdependentes (oferta, demanda, instituições e inovação) que podem ser usados para definir a evolução de cada país. “A inovação não se refere apenas à presença da tecnologia, mas também a áreas como capital de investimento”, afirma Ted Iacobuzio, VP de Global Insights da MasterCard.
O cruzamento desses drivers permitiu identificar a evolução de cada país de 2008 a 2013 e estabelecer quatro agrupamentos de países:
– Break Out: são os países com baixa prontidão digital, mas em franca evolução. Brasil, Índia, China e Vietnã estão nesse grupo, que pode se transformar em fortes economias digitais daqui a alguns anos;
– Stall Out: são os países maduros no uso da tecnologia e que, para evoluir, precisam buscar mercados internacionais e inovar mais. De forma geral, nesse grupo estão os países da Europa Ocidental;
– Stand Out: são aqueles países com alto volume de transações digitais, mercado consumidor sofisticado e infraestrutura de excelência. Estados Unidos, Cingapura e Hong Kong fazem parte desse grupo;
– Watch Out: são os países ainda com grandes desafios para entrar no mundo digital, como Rússia, Nigéria, Indonésia, Egito e Quênia. Entretanto, esse grupo tem uma população total de 2,5 bilhões de pessoas, o que significa grandes oportunidades de investimentos.
Clique na imagem para visualizar e interagir com os infográficos no site da Mastercard:
NOVAREJO está em Paris para a cobertura exclusiva do World Retail Congress, um dos principais eventos de varejo do mundo. Acompanhe pelo 192.168.0.154/novarejo e na edição novembro/dezembro da revista impressa o que de mais importante acontece no congresso.
Leia mais: