Pesquisar
Close this search box.
/
/
Brasil é 3º no ranking de transações sem dinheiro

Brasil é 3º no ranking de transações sem dinheiro

Pagamentos sem dinheiro crescem mais rapidamente do que o PIB no mundo, revela estudo

A quantidade de pagamentos sem uso de dinheiro em espécie deve continuar sua trajetória de rápido crescimento, de acordo com o Relatório Mundial sobre Pagamentos 2015 da Capgemini, um dos principais provedores globais de serviços de consultoria, tecnologia e terceirização, e do Banco Real da Escócia (RBS).

Leia também:
Dinheiro novo criando o novo dinheiro 

No Brasil, o crescimento anual médio das transações sem dinheiro foi de 9,1% entre 2009 e 2013, impulsionado pelo aumento das operações baseadas em cartões. Com isso, a emissão de cheques apresentou queda de 7,8% no mesmo período. Segundo a Capgemini, mudanças demográficas, maior renda disponível e aumento das compras on-line foram os fatores que suportaram o crescimento nas transações de débito e cartões de crédito no País.

Para 2014, projeções indicam que esse tipo de pagamento crescerá 8,9%, atingindo uma alta recorde de 389,7 bilhões de transações, o que representa um aumento em relação aos 7,6% registrados em 2013. Impulsionado pelo forte crescimento do volume de transações sem dinheiro nos mercados emergentes da Ásia e a ampla adoção de pagamentos móveis nos mercados maduros, o número de transações sem dinheiro cresceu mais rapidamente do que o PIB em todas as regiões do planeta em 2013.

Em 2014, estima-se que o crescimento foi causado pela recuperação econômica contínua dos mercados desenvolvidos, a rápida expansão da China, a adoção da tecnologia móvel e sem fio e a migração para esquemas de pagamento imediato.

Leia também:
Quer ganhar dinheiro visitando lojas no shopping?  

Ásia continua impulsionando o crescimento
Estima-se que o volume de transações sem dinheiro nos mercados emergentes da Ásia cresceu 27% em 2014, em relação aos 22% registrados em 2013, devido ao uso da internet e à adoção de pagamentos móveis. Em particular, o volume dessas transações na China deve superar o volume da Alemanha, Reino Unido, França e Coreia do Sul, levando o país a ocupar a quarta posição no mundo, ficando atrás dos Estados Unidos, dos países da zona do euro e do Brasil, que ocupam o primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Volume de pagamentos ocultos também aumenta
Estima-se que os pagamentos ocultos, ou seja, pagamentos processados por sistemas não bancários, representaram 10% (40,9 bilhões) das transações sem dinheiro em 2014, e devem aumentar nos próximos anos. A falta de dados consistentes sobre os pagamentos ocultos, que incluem pagamentos efetuados com cartões do tipo closed loop, aplicativos móveis, carteiras digitais e moedas virtuais, dificulta a determinação dos melhores modelos operacionais e de processamento nesses mercados.

Como os pagamentos ocultos não estão sujeitos à regulamentação, a exposição dos dados dos consumidores, a segurança das informações, a resolução de controvérsias, o combate à fraude e a lavagem de dinheiro também são preocupantes e precisam ser reduzidos.

?A cada ano, os bancos enfrentam novos desafios para inovar e atender à demanda dos consumidores por métodos de pagamento mais convenientes, rápidos, seguros e móveis?, afirmou em nota o diretor global de vendas da divisão de serviços financeiros da Capgemini, Andrew Less. ?Devido à pressão e à necessidade de novas iniciativas regulatórias que apoiem inovações como os pagamentos imediatos, os provedores de serviços devem adotar uma abordagem de longo prazo para o processamento de pagamentos, desenvolvendo um conjunto de produtos que possam gerar valor globalmente?, concluiu.

Leia também:
Palmirinha ensina a ganhar dinheiro na web 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]