Pesquisar
Close this search box.
/
/
Brasil: 3º país no mundo em número de edificações verdes

Brasil: 3º país no mundo em número de edificações verdes

Mesmo assim, o número de profissionais aptos a trabalhar com a certificação ambiental LEED não chega a 130 em todo o país

O Brasil é o terceiro país no mundo em número de edificações certificadas LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) para edificações verdes, atrás apenas dos Estados Unidos e da China. Os motivos de o país estar no topo do ranking de edificações eficientes podem ser em parte explicados pela conscientização das pessoas e por uma nova postura frente às mudanças climáticas e à utilização dos recursos naturais.

Segundo a arquiteta Vanessa Rocha Siqueira, do escritório Norte Arquitetura e Urbanismo, por toda a parte surgem políticas públicas e leis de incentivo às construções sustentáveis. Um exemplo disso é a revisão em curso da Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo (LPUOS) do município de São Paulo que propõe incentivos financeiros a quem aderir à certificação ambiental em seus empreendimentos.

?O crescimento da demanda por edificações e bairros verdes no Brasil, apesar de parecer rápido e repentino, é o resultado de vários fatores e esforços: o incentivo das políticas públicas, como a recente certificação do bairro de Ilha Pura, que será a Vila Olímpica nos Jogos de 2016, primeira certificação de bairro alcançada na América Latina, e a certificação de alguns estádios da Copa deram muita visibilidade à importância das construções sustentáveis; o trabalho de promoção e educação promovido pelo GBC Brasil também pode ser citado como outro fator relevante?, conta Vanessa.

Mesmo assim, a quantidade de profissionais acreditados pelo programa LEED, ou seja, os chamados LEED Green Associates e LEED APs (os primeiros, possuem conhecimentos gerais sobre o LEED; os segundos são especialistas na área) é ainda pequena: no mundo todo existem 197mil profissionais; no Brasil são apenas 113 LEED Green Associates e 127 LEED APs, o que dificulta ainda mais os projetos saírem do papel.

Em 2014, o Brasil contava com 216 empreendimentos certificados pelo LEED, sendo que destes, 82 obtiveram a certificação no próprio ano de 2014; ainda em processo de certificação, há 944 empreendimentos.

Momento ideal para se tornar LEED AP
A forte demanda por edificações mais eficientes é cada vez mais urgente em um contexto de crise hídrica e descompasso entre oferta e demanda de energia no Brasil. O resultado é que 37,9% de todas as certificações LEED recebidas por empreendimentos brasileiros foram conquistadas no ano de 2014. Soma-se a isso que, a partir do segundo semestre de 2014, passou a haver a possibilidade dos candidatos realizarem três das mais importantes provas para profissionais LEED em português do Brasil, até então, todas as provas eram em inglês.

Pensando nessa demanda, a Norte Arquitetura e Urbanismo, além do trabalho de projetos certificáveis e consultoria que já realiza com seus clientes, disponibilizará semanalmente boletins técnicos em português que versarão exclusivamente sobre a certificação ambiental LEED e as ferramentas para implementá-la. Os informativos estarão disponíveis no site, na fanpage, com link para acesso no Twitter e serão enviados por e-mail para todos os que se cadastrarem no site da empresa para recebê-los.

?Acreditamos que a iniciativa de oferecer material em português sobre o LEED tornou-se maior neste momento, uma vez que agora existe a possiblidade dos candidatos realizarem as provas para profissionais LEED em português do Brasil?, diz Vanessa Rocha Siqueira.

Fonte: Assessoria de Imprensa.

Leia mais:
Prédio inteligente da B2W Digital recebe certificação LEED
Construções com certificado LEED deixaram de ser novidade
Verdes Ventos: construção de lazer com selo LEED
 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]