/
/
Qual a importância das edificações sustentáveis?

Qual a importância das edificações sustentáveis?

Projeto de Lei 662/2015 prevê obrigatoriedade de tecnologias verdes em novos edifícios do estado de São Paulo

O PL, que tramita na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, prevê a obrigatoriedade de instalação de dispositivos para a captação de energia solar e de água da chuva na construção de novos prédios, centros comerciais e condomínios residenciais. Um dos objetivos do projeto é garantir a oferta de água e energia para as atuais e futuras gerações, já que hoje os edifícios são responsáveis pelo consumo de aproximadamente 40% de toda energia produzida e 20% da água disponível.

Segundo dados do Green Building Council Brasil (GBC), prédios sustentáveis podem economizar até 30% de energia e 40% de água, ao reduzir os custos com condomínio. Especialistas acreditam que o uso consistente de materiais de isolamento de alto desempenho e outras medidas passivas, com uso da luz e ventilação natural, poderia reduzir quase pela metade o crescimento futuro do consumo de energia dos edifícios.

EcoCommercial Building
O EcoCommercial Building (ECB) é um exemplo de edifício que utiliza dispositivos de captação de energia solar  e água de chuva além de mais de 20 tecnologias para construções sustentáveis. O empreendimento é o primeiro prédio do Brasil a gerar energia solar para cobrir 100% de sua necessidade anual.

Leia mais: GBC Brasil recebe líderes de 28 países em conferência

Fernando Resende, gerente do Programa EcoCommercial Building no país, comenta que os resultados foram verificados na prática com um ano de medição e que, anualmente, já considerando os custos de amortização dos sistemas instalados, o prédio gerará uma economia de 50% dos custos com energia, além de uma redução de 95% no consumo de água potável. ?Vale destacar que o valor investido foi apenas 15% superior ao de uma obra tradicional de mesma proporção?, afirma o executivo.

Recentemente o prédio recebeu a certificação LEED-NC do U.S. Green Building Council, que reconhece as melhores estratégias e práticas sustentáveis, sendo o primeiro prédio privado do país a receber o nível máximo desta certificação: o Platinum.

O LEED faz parte de um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações, utilizado em 143 países. A certificação incentiva a transformação dos projetos, obra e operação das edificações, sempre com foco na sustentabilidade de suas atuações. Este é o sexto edifício deste tipo construído no mundo.

Fonte: Assessoria de Imprensa MaterialScience.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]