Diversas empresas já apostam em robôs para trazer melhores soluções em atendimentos para os clientes ou até mesmo para tirar dúvidas dos próprios funcionários. Desde 2016, o banco brasileiro Bradesco, por exemplo, já auxilia os seus empregados em atividades do dia a dia, trazendo regras de produtos e serviços bancários de maneira mais rápida e atualizada.
Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!
Por meio da adoção do sistema cognitivo Watson, da IBM, o banco brasileiro chegou à adoção do Bradesco Inteligência Artificial, com respostas imediatas a qualquer problema que os atendentes possam ter. Por meio das respostas, o sistema cria uma base de dados cada vez mais rica e certeira.
“As aplicações dessa tecnologia são praticamente ilimitadas e ela já responde a mais de 22 mil perguntas por dia”, diz Luca Cavalcanti, diretor executivo do Bradesco.
O alvo é o consumidor
Após mudar a maneira como os trabalhadores das agências e da matriz da instituição interagem com a tecnologia, o Bradesco volta as suas atenções para os clientes.
De acordo com o banco, a demora em estrear a ferramenta com os clientes se deu por uma estratégia. A ideia foi dominar a tecnologia de inteligência artificial dentro de casa para depois chegar ao consumidor final.
No aplicativo do Bradesco, os clientes já podem tirar dúvidas por meio de um robô e até fazer transações básicas, como consultas, transferências e pagamentos, utilizando esse mesmo chatbot. “No princípio a interação acontecera? por texto, mas em breve também será possível por voz”, conta Marcelo Câmara, Gerente Departamental de Pesquisa e Inovação.