Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como liderar em tempos de crise?

Como liderar em tempos de crise?

Líderes compartilham aprendizados adquiridos durante lockdown e apontam as características de uma boa liderança

O que é necessário para se tornar um bom líder? A pergunta de bilhões pode ter inúmeras respostas. Mas e quando adicionamos à equação um período de crise? O desafio triplica. Esse foi o tema do painel Leading in a time of crisis, realizado nesta quinta-feira, 03, no Web Summit.

Com a participação de Mada Seghete, co-fundadora e vice presidente da Branch, Victoria Repa, fundadora e CEO da BetterMe, Marcelo Lebre, co-fundador e COO da Remote, e mediação do jornalista Ali Aslan, o grupo de painelistas debateu as principais estratégias de sobrevivência que um bom lídber deve se orientar para sair de uma crise global, tragédias, para um cenário lucrativo. Confira abaixo os principais insights.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Como liderar em tempos de crise

Enfrentando as consequência da guerra da Rússia e Ucrânia, a fundadora e CEO da BetterMe acredita ter uma visão uma abordagem diferente dos demais presentes quando o assunto é liderar em tempos de crise. Para Victoria, liderar em tempos de crise pressupõe uma série de boas ações. “Priorize a segurança dos seus colaboradores e familiares. E tenha sempre um plano de segurança partindo do pressuposto que a gente possa enfrentar o pior cenário de lockdown que existe”, comentou.

Para Seghete, ter um backup para tempos de crise é mais que essencial. “Precisamos ter a possibilidade conseguir salvar o nosso trabalho, funcionar no pior cenário possível”.

Conheça o Mundo do CX

As principais lições apreendidas

A Remote tem como objetivo permitir que os talentos e as oportunidades de trabalho se encontrem. “O talento está em todos os lugares, mas as oportunidades não”, afirma Marcelo Lebre. Fundada em um período de crise, no início de 2019, o executivo acredita ter apreendido lições importantes de liderança.

“Como líder, você tem que tomartodas as decisões em segundos. Então seja sempre gentil com a mensagem que você tem que passar. Você nunca pode falhar em ser gentil. Não importa o que está na sua frente. Ser gentil é como nós evoluimos como espécie”, comenta.

Já para Mada, o principal ensinamento é reconsiderar a forma que os feedbacks são recebidos. “Não os leve para o lado pessoal. Outro ponto importante é como você encara uma falha. Pense nela como um passo para o seu sucesso, não em algo que pode te parar. Você tem que ser resiliente para continuar o seu processo”, diz.

O que faz um bom líder?

E afinal, o que faz um bom líder em tempos de crise. Para Victoria, os pré-requisitos são dois: acreditar na sua visão de negócio e nas pessoas. “As tendências são temporárias, mas a minha visão de negócio não”, diz.

Para Marcelo, a liderança exige que o ego seja retirado da equação. “Sem ego, todo mundo sai ganhando no fim”. Já para a co-fundadora e vice presidente da Branch, a boa liderança condiz com saber capacitar as pessoas. “Você tem que entender que as outras pessoas sob a sua liderança tem que ser capazes de colocar em prática o que você, como liderança, envisionou”.

*A cobertura do Web Summit é uma parceria da Consumidor Moderno com Oásis Lab.


+ Notícias

A experiência do cliente confrontando a experiência do cliente: um paradoxo insolúvel?

Fusão entre adtech e fintech busca experiência DTC cada vez mais personalizada

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]