Berlim é a cidade líder mundial em mobilidade urbana, de acordo com o estudo Mobility Futures, da Kantar. A capital alemã está no topo da lista, com 31 cidades, por conta da facilidade de acesso e ampla variedade de infraestrutura de transporte público e compartilhamento de viagens.
Por outro lado, devido à infraestrutura pública limitada, São Paulo ficou em penúltimo lugar no ranking, vencendo apenas de Nairóbi, capital do Quênia.
“As grandes cidades do mundo são lugares emocionantes e energizantes para se viver – mas, à medida que as populações aumentam e o ritmo da vida se intensifica, a mobilidade urbana representa um desafio crescente”, afirma Guillaume Saint, líder global de automotivo e de mobilidade da Kantar.
“Compreender os pontos de dor e a resposta emocional das pessoas será essencial para promover uma mudança comportamental significativa”
Metodologia
O estudo é baseado em mais de 20 mil entrevistas com usuários de diferentes meios de transporte e viajantes frequentes em 31 cidades, juntamente com entrevistas detalhadas com 53 dos principais especialistas em mobilidade do mundo.
O relatório teve como objetivo auxiliar no planejamento e no desenvolvimento de transporte urbano em todo o mundo e a moldar estratégias de negócios para novos e já existentes players de mobilidade.
Em relação às preferências dos usuários, o carro ainda é rei. Apesar das crescentes preocupações ambientais, os passageiros ainda preferem utilizar veículos próprios. Globalmente, 39% dos viajantes urbanos dirigem sozinhos para trabalhar – mais do que qualquer outro modo de transporte.
Confira a lista com as 10 cidades com melhor mobilidade urbana no mundo
1. Berlim
2. Auckland
3. Moscou
4. Nova York
5. Munique
6. Milão
7. Montreal
8. Varsóvia
9. Londres
10. Paris
LEIA MAIS
Fizemos o test drive da scooter elétrica. Vale a pena?
Uber, 99 ou Cabify? Qual o app de mobilidade mais bem falado?
Google Maps mostra opções de aluguel de scooters, bicicletas e patinetes