Não há nenhuma novidade em as pessoas adentrarem um novo ano cheias de metas e promessas de determinação. O empresário Jason Fried, no entanto, fez uma promessa especialmente ousada – e em público.
Um dos fundadores da Basecamp, empresa de programas de gestão de projetos baseada em Chicago, Fried publicou no terceiro dia de 2017 um post no blog da companhia garantindo que, a partir deste ano, todos as devoluções e pedidos de reembolso de seus clientes passarão a ser pagos diretamente de seu salário.
“Se um cliente está insatisfeito com a Basecamp a ponto de solicitar um reembolso, a penalidade deveria ser minha”, escreveu Fried. “Nós não o deixamos feliz, então, como co-fundador e CEO, a responsabilidade final é minha. Ela deve recair sobre mim.”
A Basecamp é uma startup já bem grandinha, fundada em 1999, que fornece um programa de gestão de fluxos e processos, organizando em uma tela única tarefas, emails e projetos que correm dentro das empresas. Em 2016, chegou à marca de 2,19 milhões de clientes ativos – em 2004, eram apenas 40.
Em seu post, Fried fez referência a uma lendária plaquinha que o presidente americano Harry Truman, que governou o país logo após a Segunda Guerra, mantinha na mesa de seu escritório na Sala Oval. A plaqueta dizia: “The buck stops here” – uma expressão americana para dizer que “os problemas acabam aqui”.
“Neste ano, eu decidi aplicar a famosa placa de Harry Truman literalmente. Então, em 2017, todos os reembolsos solicitados pelos clientes da Basecamp irão sair do meu pagamento”, escreveu.
O empresário explica que a empresa ainda está pensando na melhor forma de fazer isso – juntar tudo e descontar de seu bônus de fim de ano, descontar a cada fechamento trimestral de balanços etc.
“Isso vai continuar em 2018? Veremos – é só um experimento. Não há nenhum objetivo definido além do fato de que eu quero ver e sentir os reembolsos deste ano como uma responsabilidade pessoal.”