/
/
Avanço dos meios eletrônicos de pagamentos pode ajudar a elevar o PIB de um país

Avanço dos meios eletrônicos de pagamentos pode ajudar a elevar o PIB de um país

Estudo mostra que crescimento de 10% dos meios eletrônicos de pagamentos pode elevar o PIB do Brasil em 1%. Caso Brasil registre crescimento 30% no uso dos meios eletrônicos de pagamento, em quatro anos, pode obter aumento de 3,65% no PIB

A falta de instrumentos financeiros e o uso significativo dos meios não eletrônicos de pagamentos limitam o crescimento econômico e facilitam problemas sociais nos tempos modernos. Essa é a conclusão do estudo ?Custo Social do Dinheiro?, desenvolvido pela MasterCard por meio de análises socioeconômicas e impactos dos meios eletrônicos de pagamento em 35 países. O estudo aponta que o avanço de 10% na penetração dos meios eletrônicos de pagamentos no Brasil poderia aumentar em aproximadamente 1% do PIB.
 
O objetivo do estudo é projetar os efeitos do uso do dinheiro em papel moeda para a economia, consumidores, empresas e governos e os impactos sobre as finanças dos segmentos mais vulneráveis da população e também sobre o PIB dos países analisados. A pesquisa indica que, caso o mercado brasileiro registre crescimento de 30% no uso dos pagamentos eletrônicos em quatro anos, esse avanço pode significar um aumento de 3,65% no PIB do País.
 
Quando comparado aos meios eletrônicos de pagamento, o uso do papel moeda é associado a uma série de custos diretos e indiretos para governos, comércio e consumidores. ?Uma sociedade com menos circulação de dinheiro efetivo tem relação direta com uma economia próspera. Esta é uma oportunidade para aprimorar e alavancar a integração de pagamentos eletrônicos que podem servir como um motor para o crescimento econômico?, explica João Pedro Paro Neto, presidente da MasterCard Brasil. ?A economia precisa de soluções fáceis, transparentes e de baixo custo para a sociedade, que possam incluir todos no sistema financeiro, a exemplo do que está sendo feito com sucesso no Brasil e em diversas regiões do mundo?, completa o executivo.
 
De acordo com a pesquisa, os custos diretos consistem no manuseio, segurança e processamento do papel moeda, enquanto os custos indiretos estão relacionados às despesas para a sociedade e governos, como a exclusão financeira, sonegação fiscal e corrupção.
 
O estudo faz ainda correlações entre o uso de dinheiro nas transações e o PIB per capita, o coeficiente de disparidade social e o índice de percepção de corrupção dos países analisados. Quanto maior o uso do dinheiro, maiores são as diferenças socioeconômicas, menor a transparência e o PIB de um país. Além disso, a análise aponta que dinheiro efetivo tem uma estreita relação com a cultura do crime e atividades econômicas paralelas, envolvendo “vendas não declaradas” e “emprego não declarado?.
 
 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]