Antes de comprar um produto ou adquirir um serviço, você leva em consideração comentários e avaliações de outros consumidores, correto? Afinal, a experiência relatada por outros usuários pode ajudar a entender melhor os prós e contras e evitar ciladas, afinal, ninguém quer ter uma experiência de compra ruim. Mas e quando essas avaliações são falsas? De acordo com um relatório da Tripadvisor, só no ano passado, foram identificadas 1,3 milhão de avaliações falsas.
Em uma tentativa de combater esses comentários fakes, sites de avaliações, como Booking, Trustpilot, Tripadvisor e sites de reservas de hotéis do Expedia Group, juntamente com Glassdoor e Amazon, anunciaram uma coalizão global em uma tentativa de proteger o acesso a avaliações confiáveis de consumidores em todo o mundo. Juntos, os membros definirão as melhores práticas para hospedar avaliações on-line e compartilhar métodos de detecção com o objetivo de impedir avaliações falsas na fonte.
“A Amazon está combatendo agressivamente corretores de avaliações falsas para proteger nossos clientes e parceiros de vendas, mas esses fraudadores são um problema global, impactando vários setores da indústria. Por meio de maior colaboração e compartilhamento entre setores, incluindo informações sobre as táticas dos fraudadores e como eles operam, podemos encerrar de forma mais eficaz atividades de avaliações fraudulentas, impedir que outros malfeitores tentem manipular nossos sistemas e proteger mais consumidores.”, enfatiza Dharmesh Mehta, vice-presidente de Worldwide Selling Partner Services da Amazon.
O início do movimento contra fake reviews
Toda a discussão começou para valer no final do ano passado em São Francisco, quando essas grandes empresas se reuniram em uma conferência sobre avaliações falsas, em que ouviram especialistas do governo, da indústria em geral e grandes empresas com o objetivo principal de enfrentar o crescente problema de avaliações falsas, que vêm minando a credibilidade das informações publicadas na internet sobre a experiência com produtos ou serviços.
Como resultado desta conferência, as empresas participantes uniram forças e estabeleceram a coligação formal que pretende fortalecer meios de garantir avaliações honestas, contando com a troca contínua de informações entre seus membros.
A coligação também se comprometeu a trabalhar em estreita colaboração com autoridades reguladoras, a fim de desenvolver práticas e políticas mais rigorosas para combater as fraudes em avaliações. Isso inclui a implementação de tecnologias avançadas de detecção de fraudes e a promoção de transparência nas plataformas de avaliação online.
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A colaboração como aliada no combate a falsas avaliações de consumidores
“Desde modelos de detecção de fraude de aprendizado de máquina até ferramentas personalizadas para nossas equipes de moderadores experientes, estamos aprimorando continuamente nossos esforços, inclusive por meio da colaboração com esta coalizão de plataformas com ideias semelhantes. Juntos, podemos explorar as melhores práticas e aprender uns com os outros, aumentando assim a conscientização em toda a indústria para o benefício de uma gama ainda maior de consumidores e empresas.”, conta Spencer Mott, diretor de segurança da Booking.com.
Os especialistas destacam que a fraude nas avaliações não é apenas um problema para as empresas, mas também para os consumidores, que se baseiam nas avaliações para tomar decisões informadas. Nesse contexto, a coligação será determinante na restauração da confiança e na criação de um ambiente online mais confiável e transparente.
“A confiança que os consumidores e parceiros depositam nas nossas plataformas e empresas é uma das principais prioridades dos membros desta coligação, que concordaram em unir-se para combater o conteúdo falso de críticas na Internet. Para manter ainda mais a credibilidade e a autenticidade das críticas em nossas plataformas, nosso objetivo é tornar cada vez mais difícil para atores fraudulentos que tentam enganar nossos clientes operarem online“, disse Becky Foley, vice-presidente de confiança e segurança do Tripadvisor.
O grupo concordou em envolver-se em diversas áreas importantes para proteger consumidores e parceiros de avaliações falsas, trabalhando para ajudar a garantir que o público não seja enganado por conteúdo fraudulento, incluindo desde o alinhamento da indústria, compartilhamento de melhores práticas e informações até o envolvimento com acadêmicos e líderes de políticas públicas para promover os benefícios para os consumidores.