Ser autêntico e entreter audiências é a moeda de valor na internet. Essa é a fórmula que anabolisa os criadores de conteúdo na direção de serem os grandes expoentes da economia digital. Esses criadores, Millennials, YouTubers, novos produtores ou novos influenciadores sociais, são capazes de redimensionar marcas e negócios? E como o mercado pode se adaptar à essa realidade?
Essas perguntas foram colocadas para Jennifer Marbles, YouTuber; Greg Galant, co-fundador e CEO da The Shortly Awards; Navid Javaherian, líder de Produção da Amazon e Daniel Marham, YouTuber do canal What’s Inside, no painel “Da autenticidade à influência”, no Web Summit. O objetivo era mostrar o novo status de uma geração de criadores digitais.
Jennifer estudava psicologia antes de se tornar uma celebridade digital. Hoje ela é blogueira, personalidade do YouTube e tem mais de 17,5 milhões de seguidores. Navid está na lista de Top 30 mais influentes com menos de 30 anos da Forbes e é membro do Fórum Econômico Global. Seu trabalho é pensar em formas pelas quais é possível monetizar a influência de marcas e celebridades digitais com suas imensas bases de fãs. O programa de associados da Amazon busca esses influenciadores para que possam gerar ganhos a partir de suas contas e canais no Instagram ou no YouTube, podendo oferecer brindes e benefícios da própria empresa de e-commerce para sua base de fãs.
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Daniel diz que o começo da corrida para se tornar celebridade digital foi duro. Mas o caminho sempre passa pela transmissão de autenticidade para a audiência, de tal maneira que se possa criar formas de identificação. Seu canal já contabiliza mais de 650 milhões de visualizações. Ele é um expert em engajamento e ajuda marcas a melhorar sua presença digital e mesmo a gerar efeito viral.
Jennifer procura orientar seus ganhos não exatamente a partir de estratégias de branded content, porque ela não se sente tão expansiva e natural recomendando produtos para sua audiência. A publicidade no canal é sua fonte de renda. Não é necessariamente indicado associar um YouTuber à uma marca para criar formas de monetização nos canais de conteúdo.
Acompanhe a cobertura do Web Summit!
Como influenciadores, é preciso que os criadores pensem na rede como um gigantesco grupo de foco que permite toda forma de teste para gerar conteúdo relevante. Jennifer diz que é necessário começar. “Nunca haverá um momento ideal para começar a arriscar a produção de conteúdo. Só há uma pessoa como você no mundo. Logo, faça, produza, crie e tenha coragem”, afirma. Navid acredita que todos devem correr o risco de empreender e conquistar. A autenticidade é o principal caminho para ganhar notoriedade e capacidade de influenciar.
Sim, Millennials em geral podem pensar em fazer carreira como criativos digitais. Sempre é uma boa hora para começar.