/
/
Atravessando a turbulência: como a CVC lidera o setor em tempos difíceis

Atravessando a turbulência: como a CVC lidera o setor em tempos difíceis

Em painel do Conarec 2020, o CEO da CVC conta as estratégias da empresa para superar a crise global no setor de turismo

Em um ano profundamente afetado por uma crise sem precedentes, as empresas tiveram de traçar novas rotas para continuar sendo referência em seus setores. O turismo, porém, é um caso um pouco mais difícil. Com o isolamento social e o fechamento das fronteiras, o setor foi globalmente afetado. Em um momento tão difícil, como se reinventar preservando a saúde dos colabores e consumidores? As respostas foram dadas no painel do Conarec 2020 Atravessando a turbulência: como liderar o negócio para chegar no oceano, que contou com a presença do CEO da CVC Corp, Leonel Andrade; confira:

Blocos de atuação

De acordo com o CEO da CVC, que assumiu a empresa em abril deste ano – em meio ao ápice da pandemia -, o plano estratégico foi dividido em quatro etapas: “Primeiro pensamos em cuidar da sobrevivência, tanto dos clientes quanto dos colaboradores. Do ponto de vista dos clientes, com aeroportos e fronteiras fechadas, tivemos a missão de trazer todos pra casa. Também colocamos 100% da empresa em home office. Todos foram preservados e tenho imensa satisfação de dizer que, até hoje, não tivemos nenhuma perda ou caso grave”, comemora Leonel.

O segundo ponto, diz o CEO, foi cuidar da sobrevivência da empresa. O executivo afirma que foi feito todo o possível para evitar demissões em massa e cortes profundos. A saída, então, foi reduzir por três meses 50% do salário para quase todas as funções, incluindo diretoria e alta cúpula e, felizmente, segundo Leonel, a adesão foi massiva.

Ainda no segundo ponto, o investimento na digitalização da empresa não foi deixado de lado. “São questões vitais para o futuro. Investimos em CRM, Data Science, Data Lake, não paramos um minuto sequer. Estamos evoluindo muito justamente por não termos cessado o investimento. Seremos a única empresa omnichannel do setor no Brasil”, afirma.

A terceira e não menos importante decisão foi cuidar da saúde da empresa. “Tínhamos, da gestão anterior, balanços atrasados e má governança, portanto fizemos uma força colossal e estamos regularizados com nossos processos”, comenta o CEO.

Outra etapa foi, após cuidar da sobrevivência das pessoas, cuidar da saúde destas. Agora, com o abrandamento da crise sanitária, fazendo as pessoas viajarem novamente.

“Em abril, postamos um comercial dizendo: fique em casa agora, viaje depois. Uma empresa de turismo fazendo esse pedido mostra um compromisso muito grande tanto com os clientes quanto com os funcionários. Agora estamos retomando, claro, seguindo todos os protocolos de segurança. O turismo domestico tem voltado à ativa e somos protagonistas nessa retomada no mundo todo, principalmente no brasil, que é nossa casa.”

Navegando rumo ao futuro

Ao todo, a CVC detém 10 companhias, as quais Leonel Andrade informa que foram divididas em três unidades de atuação: as B2C (business to consumer), que representa 40% do setor do negócio da empresa e 50% do mercado de lazer no brasil, as B2B (business-to-business) e o que a empresa chama de Online, que são operações nas quais o cliente faz todas as suas compras sem nenhuma interação humana. Essa, a terceira, é representada pela Submarino Viagens.

“É o negocio que mais vai crescer no futuro. Além disso temos uma solidez muito forte na Argentina, com três empresas no país. Obviamente, pois a Argentina, apesar de também passar por suas dificuldades, tem uma cultura muito forte de turismo, os argentinos adoram viajar.”

Com essa reestruturação, a empresa busca criar um novo futuro. A visão, segundo Leonel Andrade, é “fazer com que todas as pessoas que nos procuram cheguem mais próximas dos seus sonhos”. Dentro desse valor, o CEO cita as práticas mais importantes para consegui-los: transparência nos negócios e o compromisso com a sustentabilidade.

“Temos que cuidar do ambiente, da diversidade, temos movimentos internos muito positivos. Buscamos atender todos os nichos. Buscamos sustentabilidade de alto compromisso com pessoas e com a vida. O maior plano de todos é colocar todo o nosso time 100% alinhado com tudo isso. Vamos ser seguramente protagonistas de toda a retomada do turismo no mundo. Já sobrevivemos a crise, agora queremos ser cada vez mais saudáveis e sustentáveis.”

 

 

 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]