O setor atacadista distribuidor fechou o ano de 2014 com um crescimento de 7,3% em suas vendas, para R$ 211,8 bilhões, de acordo com dados divulgados pela Abad, a associação do setor. Segundo o ranking da entidade, o crescimento foi de 0,9% em termos reais, fazendo com que o setor passasse a representar 51,7% das vendas do chamado mercado mercearil nacional (alimentos, bebidas, limpeza, higiene e cuidados pessoais), que movimentou R$ 409,5 bilhões.
Os números do ranking são apurados a partir de informações fornecidas pelas empresas do setor associadas à Abad. No total, 527 empresas divulgaram seus dados, representando 42% do mercado atacadista brasileiro em faturamento.
Para 2015, o setor está otimista: 93,3% dos atacadistas de autosserviço acreditam em crescimento das vendas, índice que é de 84,7% nos distribuidores, 80,2% nos atacados com entrega e 75% nos atacadistas de balcão. Entretanto, as empresas mostram expectativas menos positivas no que se refere à lucratividade das operações: 81,3% dos atacadistas de balcão projetam aumento da rentabilidade, número que é de 80% nos autosserviços, 67,2% nos atacados com entrega e 58,3% nos distribuidores. As projeções mais positivas estão entre as empresas que têm uma equação de valor mais enxuta, que não depende de uma estrutura de delivery.
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