Pesquisar
Close this search box.
/
/
As chaves para a liderança

As chaves para a liderança

Em Berlim, os executivos participantes do Consumidor Moderno Experience Summit puderam descobrir como usam seu tempo e como podem aprimorar os elementos-chave da liderança criativa

Berlim – Alemanha – Como meu grau hierárquico demanda meu tempo? Como deve demandar? Com essas questões, os instrutores da Berlin School of Creative Leadership prosseguiram seus trabalhos no Workshop do Consumidor Moderno Experience Summit. “Os problemas dos executivos mundo afora podem ser semelhantes, mas a maneira como lidam com eles é diferente”, ressaltou Mark Janschen, complementando: “Não é ruim administrar conflitos – mas sabemos separar as tarefas pessoais das profissionais.”

Um dos grandes atributos necessários ao líder marcante é ter a serenidade de, em qualquer conflito, abordar o problema da maneira correta. Colocar o conflito na perspectiva correta. “Mas não é possível gerenciar sem conflitos, que criam a tensão necessária para produzir criatividade.”

É evidente que o líder precisa dominar a comunicação, no sentido de se fazer entender e tornar a equipe mais focada. Um dos processos de comunicação da liderança criativa envolve ser: Simples, Constante, Confiável e Empático.

Por outro lado, é necessário estar focado no momento, estar presente para poder olhar para o futuro.

Fotos de Jacques Meir
Fotos de Jacques Meir

 Adaptabilidade X Autenticidade

Um dos pontos mais instigantes do workshop diz respeito a equilibrar dois princípios caros e extremamente relevantes para a liderança: autenticidade e adaptabilidade. As forças de mercado, a busca por execução e resultados, as conexões e busca por reconhecimento normalmente criam desafios excepcionais para as lideranças. Até que ponto o líder deve ser autêntico e o quanto ele deve ser adaptável para acompanhar a evolução da sociedade, da economia, da tecnologia e as novas tendências que surgem dia após dia? Talvez a adaptabilidade seja o novo Santo Graal da administração. Equilibrar a essência individual com a capacidade de se adequar às circunstâncias demandam novas características para que o líder possa inspirar e obter o melhor rendimento de sua equipe. Isso pressupõe que tenha humildade e saiba prestar contas, ser constante, simples, intuitivo e ensine pelo exemplo.

IMG-20161025-WA0003

O que significa ser líder

Os conceitos de liderança estão atrelados na à forma pela qual se interage com o líder e não necessariamente sobre como o líder é em si. Isso por que “liderança é algo que só pode ser dado é não tomado”, destaca Mark Janschen, “Autenticidade é a palavra que gera ‘buzz’ e está sob ataque. O que é ser autêntico, ser honesto com seus princípios, capaz de engajar pessoas atualmente?”, completa.

O fato é que não se pode criar autenticidade. Sempre será falso. A pressão dos negócios colabora para erodir a autenticidade das lideranças e as fazem perder a conexão com que são, na verdade. “Estou tão voltado para me adaptar às situações, que não sei mais quem sou”, enfatiza novamente Mark Janschen, um instrutor que não se cansa de provocar a audiência.

O workshop ainda prosseguiu com uma aguda reflexão sobre posições posições perceptivas, ou seja, a habilidade de tomar decisões preditivas. A ideia básica compreende fazer sempre as perguntas sobre quão autêntico e quão adaptável é o líder e o quanto deve ser.

Jacques Meir é diretor de conhecimento e plataformas de conteúdo

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]