Pesquisar
Close this search box.
/
/
Armas de destruição para as massas

Armas de destruição para as massas

"O lado negativo do avanço tecnológico é que as tecnologias perigosas ficam cada vez mais disponíveis para homens comuns"

Recentemente, testemunhamos uma série de ataques terroristas nos quais pessoas sem acesso a recursos especiais conseguiram matar centenas ou mesmo milhares de outras pessoas. As armas usadas foram pistolas semiautomáticas, bombas caseiras, vans e aviões sequestrados. Nenhuma dessas ferramentas (com exceção, talvez, do avião) é de difícil acesso em nossa sociedade moderna e internacional. Também vimos como grupos rebeldes e milícias privadas não encontraram dificuldades para adquirir armas militares, como metralhadoras, lançadores de foguetes e tanques. É uma disseminação massiva sem precedentes de armas de grande poder de destruição.

Há cem anos, não era tão fácil conseguir armas desse calibre – muitas delas nem existiam. Se voltarmos ainda mais no tempo, antes das armas de fogo, a maior parte das armas era movida a músculos e poderiam, no máximo, matar um punhado de pessoas em um ataque. A tendência é clara: com o tempo, indivíduos e organizações ganham acesso a armas cada vez mais destruidoras.

O lado negativo do avanço tecnológico é que tecnologias perigosas ficam cada vez mais disponíveis para homens comuns. Não é difícil encontrar na internet instruções para construir bombas ativadas remotamente e drones controlados por GPS que podem entregar explosivos com grande precisão. Hackers podem prejudicar a infraestrutura global e é possível encontrar até manuais para fabricar bombas atômicas – e, depois da queda do Muro de Berlim, muito material de fissura desapareceu do radar. A questão, então, não é se, mas quando veremos um ataque nuclear terrorista.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

No futuro, armas de destruição em massa podem matar muito mais; talvez devastar nossa civilização. Está cada vez mais fácil desenvolver organismos geneticamente modificados e, em uma década ou duas, um indivíduo um pouco mais persistente será capaz de desenvolver um vírus de gripe aviária que tenha uma taxa de mortalidade próxima de 100%. Em cerca de 50 anos, poderá ser possível criar nanobots que se automultiplicariam e transformariam toda a matéria orgânica em cópias de si mesma, até que toda a superfície do planeta esteja coberta por uma meleca cinzenta.

Avanços tecnológicos provavelmente não podem parar e experiências passadas com tentativas de limitar a disseminação de tecnologias perigosas também não foram bem-sucedidas. Eventualmente, chegaremos a um nível de tecnologia no qual um único indivíduo terá o poder de destruir a humanidade. Há algum tempo atrás, eu escrevi um texto no qual eu falava justamente sobre os motivos pelos quais não vemos vida inteligente no espaço. Talvez tenhamos a explicação: toda civilização tecnológica irá eventualmente atingir um estágio onde um único indivíduo possa destruir a civilização inteira – e este é um estágio que talvez estejamos perto demais de alcançar.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]