Pesquisar
Close this search box.
/
/
Artigo: O que aprendi com o Tite nesta Copa do Mundo

Artigo: O que aprendi com o Tite nesta Copa do Mundo

A atuação do atual técnico da seleção brasileira traz grandes ensinamentos para os negócios e até mesmo para a vida. Veja em artigo de Tathiane Deândhela

“Existe algo bem maior do que a sensação de ganhar ou perder. É a sensação de ter feito o seu melhor”.
– Tite

Nesta copa do mundo, algo tem chamado bastante a atenção: a performance do Brasil durante os jogos. Apesar de não ser uma grande fã de futebol, eu sempre fui uma grande admiradora da alta performance de atletas e da influência de bons líderes.

Depois de muito ouvir sobre a melhora nos resultados da Seleção Brasileira, fiquei bastante intrigada. Resolvi, então, pesquisar sobre este fenômeno para compreender suas causas e replicar estas ações com minha equipe.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

“Uai, Tathi! Vocês também jogam futebol?”.

Não, não jogamos.

Porém, os princípios que determinam o sucesso sempre são os mesmos para qualquer área. Não importa se é um atleta, um artista, um cientista ou um empresário. E são exatamente eles que norteiam a liderança do Tite, o técnico da nossa Seleção – e que irei compartilhar agora com você.

1. Seja mentalmente forte

Quem é o seu maior inimigo? A concorrência? Os políticos?

Nãoooo!

A resposta é dura, mas precisa ser dita… Seu maior inimigo é você.

Todas as vezes que coloca 10 minutos de soneca. Sempre que foge dos seus problemas em vez de encarar de frente. Em todos os momentos que deixa pensamentos negativos dominarem.

Ser mentalmente forte é você ter a capacidade de virar o jogo! Mesmo quando tudo der errado em sua vida, você ainda tirar forças para continuar.

Como disse Veronica A. Shoffstall: “com o tempo você aprende que pode ir muito mais longe depois de se pensar que já não se pode mais!”.

Seja mentalmente forte!

2. Se prepare para todos os jogos

Eis aqui um fato: para qualquer atleta campeão os treinos são mais intensos que as competições. A preparação é o que determina os vencedores.

Uma vez eu estava assistindo uma partida de futebol feminino e após o jogo, coincidentemente, a melhor jogadora continuou treinando com um exercício chamando de cones.

O seu técnico olhando aquela cena disse: “a imagem de um campeão é alguém encharcado de suor em ponto de exaustão mesmo quando ninguém está olhando”.

Você pode liderar a si mesmo e buscar se antecipar para cada jogo da vida.

Você tem escolhido jogar para ganhar ou jogar para não perder?

Agora é a hora de jogar para vencer! Parabéns, campeão.

3. Assuma as responsabilidades

A estreia do Brasil nesta copa foi bastante sofrida: momentos intensos, lances polêmicos… E faltas. Muitas faltas.
O empate não desceu bem para milhões de torcedores.

Especialmente para aqueles que reclamam fervorosamente sobre o não uso do árbitro de vídeo para determinar a aplicação da falta sofrida por um de nossos jogadores – e que poderia ter anulado o gol da Suíça.

O Tite, entretanto, não culpou o resultado neste detalhe específico.

Segundo ele, toda a equipe jogou mal. Todos poderiam ter tido um melhor desempenho. Admitiu a própria responsabilidade diante da situação.

E, apesar do erro da arbitragem, assumiu uma postura admirável: “a culpa não é minha, mas o problema é meu”.

4. Tenha concentração competitiva

Um time que entra em campo para ganhar tem um foco bastante diferente daquele que entra para não perder. O Tite sabe bem disso.

Ele orienta os jogadores para que mantenham o foco completamente no jogo. No posicionamento em campo, na bola, em como cada adversário se movimenta…

Essa postura é o que faz uma grande diferença nos resultados finais.

A gente percebe claramente quando isso realmente acontece. O jogo fica até mais bonito, com lances incríveis e finalizações de tirar o fôlego.

Concentração competitiva é mais do que apenas se concentrar. É eliminar da mente qualquer coisa que não tenha a ver com a atividade que você realiza naquele momento. É estar pronto para a vitória – e conquistá-la.

 

*Tathiane Deândhela é Mestre em liderança pela Universidade de Atlanta; especialista em Marketing com ênfase em Serviços pela FGV; em Liderança pela FranklinCovey Negociação e Gestão do Tempo; Master Coach Trainer pela The International Association of Coaching, Consultora de carreira e Executiva Multidisciplinar.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]