Pesquisar
Close this search box.
/
/
O que podemos aprender com a cultura do vinho para engajar corações e mentes?

O que podemos aprender com a cultura do vinho para engajar corações e mentes?

Consumidor Moderno Experience Summit 2017 começa exaltando a tradição e a grandeza do vinho do Porto. Uma história que resiste ao teste do tempo

O mercado do Douro em Portugal é a região na qual se pratica e se desenvolve a indústria do clássico e mundialmente famoso vinho do Porto. Esta variedade da bebida mais representativa da história humana – o vinho – confunde-se com a história de Portugal. A delegação do Consumidor Moderno Experience Summit este ano visita à Cidade Porto e inicia sua jornada em uma visita à espetacular Quinta da Pacheca, fundada em 17/04/1738 por Dona Maria Pacheca Pimentel.

Nesses quase trezentos anos de história (279 anos), a Quinta procurou manter a sua identidade e basear sua produção de vinhos de qualidade superior. A empresa hoje produz quase 700 mil garrafas/ano em pouco mais de 50 hectares no terreno dedicado à plantação e dedica-se à combinar vinhas e gastronomia para proporcionar experiências sensoriais mais ricas.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

A região do Douro tem quase 33 mil produtores em mais de 44 mil hectares de terreno agricultável. As pequenas e médias quintas precisam dedicar-se a hotéis e gastronomias para complementar sua atividade e renda. A própria Quinta da Pacheca cultiva um estilo e uma identidade própria, com nove tipos de uvas para os tintos e sete para os brancos. O vinho em Portugal normalmente é produzido combinando uvas diferentes. Estamos falando de tinta amarela, tinta marrom e outras variedades não tão famosas.

A região situa-se a 100 metros acima do nível do mar, fazendo com que o calor concentre-se abaixo do solo, preservando mais açúcar. Os vinhos são estruturados, feitos de forma frutada, ideal para pratos baseados em carnes pesadas e saborosas.

A inovação: manter princípios há 113 anos

Toda a produção da Quinta da Pacheca desde 1903 é feita no método tradicional, com a uva pisada por pés descalços e lavados. A ideia é extrair uvas com mais açúcar e taninos, controlando a acidez excessiva. A Quinta preserva um estilo de vinho mais frutado, repleto de tons de amora, cerejas e frutas vermelhas em geral. A autenticidade e a tradição na produção são traços da Quinta da Pacheca em sintonia com um momento voltado para o resgate de um ideal natural e pleno de significados.

Se por um lado a vivência nessas vinícolas parece representar um certo apego ao passado e à tradição, por outro é possível incorporar um aprendizado necessário às empresas em geral: fidelidade aos princípios, integridade, crença nos valores como prerrogativa para assegurar a perenidade.

O grupo de participantes do Consumidor Moderno Experience Summit pôde exercitar essa visão de mundo ao engarrafar e rotular vinhos da Quinta da Pacheca. Todo o processo de engarrafamento, rolha, fechamento e rótulo foi feito pelos participantes que puderam, ao final do evento, levar garrafas personalizadas.

Brinde à transformação

O tema do workshop que irá nortear os trabalhos da delegação de 120 executivos presentes no Summit é “Forças Transformadoras – como antecipar, compreender e modelar movimentos capazes de transformar negócios repentinamente?”, com coordenação de conteúdo e Coach da Berlin School of Creative Leadership e curadoria da área de conhecimento do Grupo Padrão. A ideia é mostrar como criar negócios capazes de superar os testes do tempo, mantendo alto nível de qualidade e força inovadora.

A experiência vivida na vinícola da Quinta da Pacheca é uma oportunidade de reflexão para os executivos da delegação do Summit. Quantos não gostariam de estar à frente de organizações com 279 anos de história passando por revoluções, guerras mundiais, toda sorte de evolução tecnológica e mudanças sociais, comportamentais e políticas?

Nassim Taleb, filósofo e ensaísta, provocador autor de best-sellers como “Cisne Negro” e “Antifragilidade”, costuma dizer que só toma bebidas que superam o teste do tempo, principalmente o vinho, com seus milênios de história. O vinho nunca deixou de ser objeto de inovação e descoberta. Encontrar formas de tornar negócios resistentes e maleáveis às forças transformadoras é o grande desafio dos nossos dias. Um bom caminho pode ser examinar o que faz do vinho um exercício de fascinação há tantos séculos.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]