Os robôs já fazem parte das nossas vidas – e essa realidade tende a se intensificar cada vez mais. Os dados comprovam essa afirmação: de acordo com a consultoria Strategy Analytics, até 2020 serão 970 milhões de voicebots em operação ao redor do mundo e, para a Grand View Research, o mercado global de chatbots será de U$ 1,23 bilhão em 2025. Com essa grandiosidade, os bots trarão mais benefícios aos segmentos de e-commerce, seguros, varejo, assistência médica e hotelaria, segundo a ChatBot Survey.
Diante desse cenário, é evidente que as empresas que ainda não investiram em tais tecnologias precisam ficar atentas: segundo Alexandre Dias, fundador e CEO da Talktelecom, a transformação digital está impondo às empresas ampliar seus horizontes no que se refere ao atendimento ao cliente. A adoção de robôs no atendimento por voz ou por chat já é inevitável para empresas que precisam disponibilizar canais de comunicação 24X7.
Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!
Não por acaso, a Talktelecom, empresa de soluções de telecomunicações, lançou o TalkBots – assistentes virtuais de texto e voz que agilizam o atendimento a clientes e geram a diminuição de 75% dos custos de uma Posição de Atendimento (PA) tradicional. A solução em cloud computing permite a interação instantânea por meio de recursos conversacionais – voz ou texto – e oferece alta escalabilidade, além de melhorar a experiência do consumidor com a marca. “A inteligência artificial e o machine learning estão tornando o atendimento por robôs cada vez mais humanizado, respeitando até mesmo sotaques regionais.
Hoje, o nível de reconhecimento e entendimento da voz ou do texto está bem mais maduro do que há dois anos e esses robôs já podem ser utilizados em várias aplicações como pedir delivery de comida, chamar um táxi, comprar ingressos, solicitar segunda via de um boleto ou agendar uma consulta”, explica Dias. Além de fornecer a tecnologia, a Talktelecom colabora com a empresa-cliente no desenho dos fluxos de relacionamento e de atendimento. No processo, são ouvidas gravações e ligações de clientes, todo o histórico de contato, com o objetivo de verificar qual foi o melhor caminho aceito pelo cliente.