Pesquisar
Close this search box.
/
/
APMs ganham destaque entre necessidades de consumidores

APMs ganham destaque entre necessidades de consumidores

Quando o assunto é métodos de pagamento, oferecer alternativas é uma estratégia inteligente para atrair e fidelizar consumidores.

Uma das principais tendências para o setor de pagamentos é a proliferação de novos formatos que possibilitarão cada vez mais opções aos consumidores. Inegavelmente, transações financeiras mais rápidas, convenientes e seguras para os usuários: essa é a realidade.

Isso se dá devido a alguns fatores. Em primeiro lugar, a crescente digitalização da economia, que fez com que novos formatos de pagamentos digitais surgissem no mercado. Em segundo lugar, mas não menos importante, a diversificação dos meios de pagamento está diretamente relacionada com as necessidades de cada indivíduo. Como cada pessoa possui preferências e necessidades específicas ao realizar transações financeiras, é óbvio que, cada vez mais, a reprodução de formatos de pagamento se encaixará aos mais variados perfis.

Neste aspecto, os métodos de pagamento alternativos, ou APMs (Alternative Payment Methods) vêm ganhando evidência. Em suma, os APMs visam atender às predileções dos consumidores, o que, por consequência, aumenta a aceitação de transações de pagamento. Essa tendência está em crescimento e os APMs são considerados ferramentas estratégicas chave para expandir os negócios. Para se ter uma ideia do impacto dos APMs em nível global, um relatório da Mordor Intelligence mostra que a adoção de aplicativos de carteira digital, como Google Play e Apple Pay, está prevista para avançar a uma taxa anual composta de 26,9% até 2025. Esse “boom” de pagamentos móveis se dá porque eles são considerados intuitivos, fáceis e seguros para os consumidores.

No mundo

Nos Países Baixos (Holanda, Bélgica e Luxemburgo), o iDEAL é o meio de pagamento predileto. No Brasil, ganha o Pix e o cartão de crédito. Na Ásia e no Pacífico, o Alipay e o WeChat são os favoritos, e nos Estados Unidos, os métodos predominantes são ACH, RTP e os cartões. Na Alemanha, o girocard é o mais popular. Com mais de 100 milhões de unidades em circulação, os usuários podem pagar via chip ou pin por meio de um sistema que conecta praticamente todos os caixas eletrônicos e bancos.

Cesar Leite é CTO do PagBank

Isso mostra que quem não revolucionar seus meios de pagamento em seus respectivos mercados perderá grande parcela de seus consumidores. Atento a essa realidade, o PagBank, por exemplo, vem se utilizando da Inteligência Artificial para revolucionar o modelo de personalização de seus serviços financeiros, bem como na coleta e análise de dados para progredir sempre. “Utilizamos a IA para compreender os padrões transacionais e comportamentais dos nossos clientes, e assim temos possibilidades de oferecer produtos e serviços adaptados às necessidades individuais. Isso permite a criação de ofertas em consonância com os interesses e preferências de cada pessoa, facilitando e organizando sua vida financeira”, comenta Cesar Leite, CTO do PagBank

Fraudes

Para Cesar Leite, outra vantagem da IA está na detecção e prevenção de fraudes, graças à análise de dados e aprendizagem de máquina. Tudo graças ao seu poder de análise de grandes volumes de dados de transações financeiras, que ajudam a identificar padrões e anomalias que possam indicar fraudes. “No PagBank, utilizamos a Inteligência Artificial para identificar padrões suspeitos em transações, agindo rapidamente para mitigar possíveis ameaças. Isso garante uma abordagem proativa na proteção das contas dos clientes contra fraudes e atividades maliciosas”.   

Consumidores lesados

Os principais tipos de golpes de 2023 incluem clonagem de cartão de crédito ou débito (6%), compra de produtos em anúncios falsos em redes sociais clonadas de conhecidos (4%), transações financeiras não autorizadas na conta bancária (3%), emissão de cartões de crédito sem autorização usando documentos falsos (3%) e empréstimo do nome sem autorização usando documentos falsos (3%).

O presidente da CNDL, José César da Costa, recomenda não clicar em links desconhecidos, enviar documentos a qualquer pessoa, independente da história que contarem, e sempre conferir informações antes de fazer transferências. “O consumidor brasileiro está cada vez mais habituado a utilizar a tecnologia no dia a dia. O PIX é um exemplo disso. Mas é importante se manter atento”.

O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 14, §1º, fixa que as instituições financeiras são responsáveis pela segurança do usuário.

José César da Costa, presidente da CNDL

É tempo de transformação

A solução lançada em outubro passado visa aumentar a segurança e confiabilidade no processo de aprovação das transações. Isso gerará maior taxa de conversão, segundo Cesar Leite, e, consequentemente, aumento das vendas. O resultado é menos frustrações dos consumidores e perdas com compras que seriam negadas. Outras vantagens já registradas são maior satisfação e melhor experiência dos compradores. “Com a inclusão dessa nova solução, estimamos aumento de 40% da aprovação de transações que eram negadas. Isso garantirá mais vendas e eficiência de custo na operação do lojista”, finaliza o especialista. 

IA+CX

Em conclusão, é uma realidade que está em ascensão, impulsionada pela conveniência, segurança e personalização que ofertada aos consumidores. Os pagamentos móveis são uma tendência. E eles continuarão a ganhar força nos próximos anos. A consequência será um forte impacto na experiência de compra e nos modelos de negócios em todos os setores da economia. Portanto, é essencial para as empresas e os consumidores estarem preparados para essa transformação e explorarem as oportunidades que surgem com a ascensão da IA.

O Grupo Padrão realizará o IA + CX, que abordará o tema “O futuro dos meios de pagamento sobre a ótica da IA“. O principal propósito do evento é analisar e mostrar as principais tendências da Inteligência Artificial e do Customer Experience.

O IA + CX ocorrerá no dia 23 de abril de 2024, no Contemporâneo 8076, localizado na Avenida Morumbi, 8076, em São Paulo/SP. Para saber mais sobre a programação completa, acesse: Programação – IA + CX – Inteligência Artificial + Customer Experience (consumidormoderno.com.br).



Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]