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Aplicativo agita setor de venda direta

Aplicativo agita setor de venda direta

App coopera para modernizar setor e reúne as principais marcas de cosméticos. Veja também: setor de venda direta em franca expansão

Foi lançado na semana passada o Cora, aplicativo que foca na facilitação e agilização no relacionamento entre consumidores e revendedoras do setor de venda direta. Desenvolvido pela startup 3bingo!, o aplicativo pode ser baixado pelo consumidor que, diretamente do celular ou tablet poderá acessar a lista completa de produtos das marcas disponíveis e escolher os itens. 

Aí entra em cena o trabalho do aplicativo, na localização da revendedora mais próxima que, por sua vez, receberá a notificação do interesse da consumidora. Há até um chat interno para que as duas partes combinem como será a entrega. Disponível para Android e futuramente para iOS.

Por enquanto, as marcas disponíveis serão Natura, O Boticário, Eudora, Avon, Jequiti, Tupperware e Herbalife. O anúncio é que a linguagem do Cora será objetiva, interativa e próxima, valendo-se de textos curtos, fáceis e explicativos.

Venda direta em franca expansão

O modelo de negócio da venda direta tem esbanjado praticidade e comodidade, beneficiando quem compra e quem vende. A consultora Andreia Arantes trabalha com venda direta há dois anos na Natura. Ela estuda o perfil dos clientes, para saber o que eles gostam mais e se antecipa com itens que vão agradá-los. Além disso, prepara o estoque com produtos de muita saída para não perder venda, principalmente em datas comemorativas.

De acordo com pesquisa realizada pela Associação Brasileira de empresas de Venda Direta (Abevd), até o ano passado, foram contabilizados mais consultores no Brasil do que toda a população do Uruguai. O volume de negócios movimentou R$ 18,4 bilhões, montante 5,9% superior que o registrado de janeiro a junho de 2012. Avon, Natura e Jequiti são algumas das maiores empresas de venda direta do País. Confira dados sobre elas abaixo.

Avon

A Avon possui receita anual próxima a US$ 11 bilhões. Comercializa seus produtos em 100 países por meio de cerca de seis milhões de revendedores autônomos. O portfólio de produtos da Avon inclui itens de beleza, produtos de moda e voltados para a casa. A empresa está no mercado desde 1958. O Brasil conta com a maior força de vendas da empresa e é também a maior operação da Avon no mundo. 

Antes do Cora, a Avon já havia lançado um aplicativo próprio, que funciona como um canal de vendas. Disponível para download na Apple Store e Google Play, o app possibilita que consumidor envie o pedido online a um revendedor. Pagamento é realizado no momento da entrega dos produtos diretamente ao revendedor. Disponibilizada globalmente, ferramenta possibilita ao revendedor criar novos relacionamentos e automatiza o processo de vendas online.

Jequiti

Fundada em 2006, a Jequiti está presente em todo o território brasileiro por meio das suas 200 mil consultoras. Atuando com o modelo comercial da venda direta, a Jequiti possui portfólio de produtos composto por 1050 itens que são atualizados a cada 21 dias com novos lançamentos. 

Além de cosméticos, a unidade de negócios Villa Jequiti comercializa acessórios, bijuterias, produtos para cuidados pessoais e objetos para casa. A Jequiti possui 774 funcionários, sede em Osasco (São Paulo) e faz parte do Grupo Silvio Santos.

Natura

O número total de consultoras Natura chegou a 1.656,5 milhão em 2013, com crescimento de 12% no ano. A empresa encerrou o ano de 2013 com a receita líquida total de R$ 7,01 bilhões, o Ebitda de R$ 1,61 bilhão e o lucro líquido de R$ 842,6 milhões.

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira que fabrica cosméticos e produtos de higiene e beleza. Possui trinta linhas de produtos, sete mil colaboradores, 1,6 milhão de consultoras e operações na Argentina, Bolívia, Chile, México, Peru, Colômbia e França. 

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