Uma pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência indica que 25% dos shoppings brasileiros receberam mais clientes no período da Copa do Mundo em relação ao mesmo período de 2013. O resultado foi melhor para os empreendimentos próximos aos estádios que sediaram jogos: 51% dos shoppings localizados a uma distância de até 15 minutos das arenas apresentaram expansão na comparação anual.
A redução no fluxo de clientes foi mais significativa nos centros de compras mais distantes dos estádios: 75% tiveram queda nas vendas, resultado acima das expectativas pré-Copa, em que 62% esperavam declínio. Nos shoppings localizados a até 15 minutos de distância das arenas, 36% reportaram queda no fluxo de clientes em junho/julho.
O fluxo de clientes foi medido pelo indicador semanal Índice de Atividade Comercial em Shopping, parceria do Ibope Inteligência com a Mais Fluxo. O índice apresenta a quantidade média de pessoas que circularam nos principais shoppings do país, comparando as cidades-sede com as demais.
Leia mais
Vendas do varejo caem 7,8% em julho em SP