As melhores novidades chegam na calada da noite, concorda? Estamos aqui para contar algo que descobrimos com exclusividade: a experiência completa da Amazon Prime chega ao Brasil e promete mudar a maneira como seus clientes fiéis consomem entretenimento e fazem compras no e-commerce.
A primeira grande sacada da marca foi que, quem já assina o Prime Video no Brasil, fora do preço promocional, automaticamente ganha uma assinatura Prime. E o que muda? Esse cliente passa automaticamente a ter acesso à um novo mundo. Amazon Music, Prime Video, Prime Reading e Twitch Prime: música, audiovisual e games em uma única assinatura.
VOCÊ VIU? Amazon Prime chega ao Brasil: o que muda na hora das compras?
“Essa é a experiência completa para o cliente Amazon, uma nova maneira de consumir”, explica o country manager da Amazon Brasil, Alex Szapiro, na sede da empresa em São Paulo. Ele também define a chegada do Prime como um momento histórico para a empresa.
O programa já estava presente em outros 18 países. E com base na experiência gerada nesses territórios, a empresa então desenvolveu essa ideia para o Brasil. O executivo define este como o maior lançamento de Prime na história. No Brasil, o programa chega com o maior número de features.
A experiência Amazon Prime
Ao parafrasear Jeff Bezos, CEO da Amazon, o executivoda Amazon Brasil nos diz que, “seria imprudente não assinar”. Será? O que podemos adiantar é que a experiência de entretenimento é realmente completa com: músicas, filmes, séries, livros, revistas e bens de consumo.
Confira agora, o que o serviço traz para o país de fato.
Música: um catálogo de mais de dois milhões de faixas
Bom, quem for assinante prime, passa a ter do dia para a noite, um serviço de streaming musical com um catálogo de dois milhões de faixas disponíveis para ouvir, dentro da assinatura geral de R$ 9,90. É uma grande ameaça para os outros serviços de música pagos que cobram o dobro ou o triplo desse valor apenas por música. A Amazon oferece o “som” e uma experiência de entretenimento por três vezes menos.
Em um comparativo, a assinatura do Spotify e Apple Music custa R$ 16,90
Segundo Szapiro, o usuário terá acesso ao que há de mais relevante na música mundial. A Amazon realizou uma pesquisa para entender como o usuário brasileiro ouve música nessas plataformas e a partir disso, a empresa definiu a interface e como apresentar sugestões do que ouvir com base no gosto musical.
Vídeo: a primeira concorrente da Netflix promete novidades homéricas
O Prime Video chegou ao Brasil em 2016. Focado no público adulto, a plataforma trouxe novidades como bons roteiros, grandes diretores e narrativas mais complexas. Agora, a marca promete arregaçar as mangas no Brasil e trazer sua primeira produção original: Tudo ou Nada. Uma série documental que contará a trajetória da seleção masculina do futebol brasileiro durante a Copa América de 2019.
Vale lembrar que, essa edição do campeonato foi recordista em audiência e repercussão e, trouxe consigo polêmicas, altos e baixos. A novidade do Prime Video promete ser grande, com isso, será que haverá um turn over para a Amazon?
Szapiro afirmou que a gigante tecnológica investirá em outros conteúdos originais produzidos no Brasil. E quem já é assinante, do dia para a noite, ganhará um serviço de streaming de músicas e uma plataforma de games.
O preço do Prime Video já era um diferencial desde o início. No período promocional, o usuário pagará apenas R$ 7,90 e após isso irá para R$ 14,90. Os usuários que se encontram fora do período de promoção pagarão apenas R$ 9,90 e terão acesso ao Prime para um teste de trinta dias. Ações de aderência também serão direcionadas aos usuários que se encontram no período promocional.
Games: um mercado inteiro é abraçado. Jogo virado?
Essa talvez seja a novidade mais incrível em termos de mercado. Vários gamers profissionais e com uma legião de seguidores no Brasil deixaram a Twitch, maior plataforma de streaming de games do mundo. Isso, pois o Facebook Watch chegou ao Brasil e trouxe várias novidades que soaram mais afáveis aos olhos: doação dos seguidores em reais e melhores condições de transmissão.
O que acontece agora? Com a chegada da Twitch Prime, inclusa na assinatura geral, as doações provavelmente poderão ser feitas na moeda local e isso aumentará a receita de milhares de esportistas dos games que usam a plataforma como um meio de trabalho.
Outra grande jogada será com gamers do Brasil. Todos terão acesso a diversos games gratuitos para baixar e features exclusivas que só a plataforma oferecerá.
Leitura: um jump para o mercado editorial
O mercado editorial terá uma nova fonte de renda advinda da Amazon. A empresa que já apresentava o Kindle Unlimited para os usuários de Kindle – programa esse que continua em paralelo – agora, também oferece o Prime Reading.
Esse feature da assinatura se resume em uma plataforma de leitura com milhares de títulos para o aplicativo e Kindle (apenas livros) e todo o catálogo da Editora Abril disponível para leitura. Esse pode ser um grande passo para a indústria que se encontra em crise.
A previsão é de que a plataforma adicione novos títulos de revistas e jornais ao longo do tempo, mas por enquanto, alguns dos maiores exemplares do Brasil já estão por lá.
Vinis e DVDs
Achou que esse mercado tinha acabado? Pensou errado. Com base no público que ainda consome a mídia física, a Amazon.com terá uma nova seção com este produto. Para os usuários Prime, muitos produtos terão frete grátis e um prazo de entrega de dois dias.
O preço
Já mostramos o preço mensal que será de R$ 9,90, mas o que você ainda não sabe é que tudo estará incluso no pacote por R$ 89,90 ao ano. Neste caso, em um só pagamento, o usuário adquire uma assinatura anual de Prime com todos os benefícios incluídos na conta.
Apesar de agregar as mais diversas alternativas de entretenimento, não haverá um aplicativo agregador. É preciso baixar um aplicativo para cada funcionalidade. São eles: Amazon, Prime Reading, Prime Music, Kindle e Prime Video.
No caso do streaming em vídeo, alguns aplicativos como o Apple TV, nativo do iOS, já integram e juntam todos os conteúdos dos diversos aplicativos de streaming. Mas ainda não há indícios de um super aplicativo que una todo o entretenimento. Seria essa uma alternativa futura?
O programa de fidelidade mais famoso no e-commerce
As novidades não param só no entretenimento. Quer saber o que o programa traz para quem compra assiduamente no site?
Leia mais em NOVAREJO
+NOTÍCIAS
A TV dos anos 90 e a educação contemporânea: o que elas têm em comum?
Netflix experimenta curadoria humana na plataforma
Podcasters: conheça a nova plataforma do Spotify