Pesquisar
Close this search box.
/
/
Amazon Prime chega ao Brasil: uma ameaça para Spotify e Netflix?

Amazon Prime chega ao Brasil: uma ameaça para Spotify e Netflix?

O maior programa de fidelidade do e-commerce chega ao Brasil e promete mudar o jogo do entretenimento

As melhores novidades chegam na calada da noite, concorda? Estamos aqui para contar algo que descobrimos com exclusividade: a experiência completa da Amazon Prime chega ao Brasil e promete mudar a maneira como seus clientes fiéis consomem entretenimento e fazem compras no e-commerce.
A primeira grande sacada da marca foi que, quem já assina o Prime Video no Brasil, fora do preço promocional, automaticamente ganha uma assinatura Prime. E o que muda? Esse cliente passa automaticamente a ter acesso à um novo mundo. Amazon Music, Prime Video, Prime Reading e Twitch Prime: música, audiovisual e games em uma única assinatura.

VOCÊ VIU? Amazon Prime chega ao Brasil: o que muda na hora das compras?

“Essa é a experiência completa para o cliente Amazon, uma nova maneira de consumir”, explica o country manager da Amazon Brasil, Alex Szapiro, na sede da empresa em São Paulo. Ele também define a chegada do Prime como um momento histórico para a empresa.
O programa já estava presente em outros 18 países. E com base na experiência gerada nesses territórios, a empresa então desenvolveu essa ideia para o Brasil. O executivo define este como o maior lançamento de Prime na história. No Brasil, o programa chega com o maior número de features.

A experiência Amazon Prime  

Ao parafrasear Jeff Bezos, CEO da Amazon, o executivoda Amazon Brasil nos diz que, “seria imprudente não assinar”. Será? O que podemos adiantar é que a experiência de entretenimento é realmente completa com: músicas, filmes, séries, livros, revistas e bens de consumo.
Confira agora, o que o serviço traz para o país de fato.
Música: um catálogo de mais de dois milhões de faixas
Bom, quem for assinante prime, passa a ter do dia para a noite, um serviço de streaming musical com um catálogo de dois milhões de faixas disponíveis para ouvir, dentro da assinatura geral de R$ 9,90. É uma grande ameaça para os outros serviços de música pagos que cobram o dobro ou o triplo desse valor apenas por música. A Amazon oferece o “som” e uma experiência de entretenimento por três vezes menos.

Em um comparativo, a assinatura do Spotify e Apple Music custa R$ 16,90 

Segundo Szapiro, o usuário terá acesso ao que há de mais relevante na música mundial. A Amazon realizou uma pesquisa para entender como o usuário brasileiro ouve música nessas plataformas e a partir disso, a empresa definiu a interface e como apresentar sugestões do que ouvir com base no gosto musical.

 

Vídeo: a primeira concorrente da Netflix promete novidades homéricas

O Prime Video chegou ao Brasil em 2016. Focado no público adulto, a plataforma trouxe novidades como bons roteiros, grandes diretores e narrativas mais complexas. Agora, a marca promete arregaçar as mangas no Brasil e trazer sua primeira produção original: Tudo ou Nada. Uma série documental que contará a trajetória da seleção masculina do futebol brasileiro durante a Copa América de 2019.
Vale lembrar que, essa edição do campeonato foi recordista em audiência e repercussão e, trouxe consigo polêmicas, altos e baixos. A novidade do Prime Video promete ser grande, com isso, será que haverá um turn over para a Amazon?
Szapiro afirmou que a gigante tecnológica investirá em outros conteúdos originais produzidos no Brasil. E quem já é assinante, do dia para a noite, ganhará um serviço de streaming de músicas e uma plataforma de games.
O preço do Prime Video já era um diferencial desde o início. No período promocional, o usuário pagará apenas R$ 7,90 e após isso irá para R$ 14,90. Os usuários que se encontram fora do período de promoção pagarão apenas R$ 9,90 e terão acesso ao Prime para um teste de trinta dias. Ações de aderência também serão direcionadas aos usuários que se encontram no período promocional.

 

Games: um mercado inteiro é abraçado. Jogo virado?

Essa talvez seja a novidade mais incrível em termos de mercado. Vários gamers profissionais e com uma legião de seguidores no Brasil deixaram a Twitch, maior plataforma de streaming de games do mundo. Isso, pois o Facebook Watch chegou ao Brasil e trouxe várias novidades que soaram mais afáveis aos olhos: doação dos seguidores em reais e melhores condições de transmissão.
O que acontece agora? Com a chegada da Twitch Prime, inclusa na assinatura geral, as doações provavelmente poderão ser feitas na moeda local e isso aumentará a receita de milhares de esportistas dos games que usam a plataforma como um meio de trabalho.
Outra grande jogada será com gamers do Brasil. Todos terão acesso a diversos games gratuitos para baixar e features exclusivas que só a plataforma oferecerá.

Leitura: um jump para o mercado editorial

O mercado editorial terá uma nova fonte de renda advinda da Amazon. A empresa que já apresentava o Kindle Unlimited para os usuários de Kindle – programa esse que continua em paralelo – agora, também oferece o Prime Reading.
Esse feature da assinatura se resume em uma plataforma de leitura com milhares de títulos para o aplicativo e Kindle (apenas livros) e todo o catálogo da Editora Abril disponível para leitura. Esse pode ser um grande passo para a indústria que se encontra em crise.
A previsão é de que a plataforma adicione novos títulos de revistas e jornais ao longo do tempo, mas por enquanto, alguns dos maiores exemplares do Brasil já estão por lá.

 

Vinis e DVDs

Achou que esse mercado tinha acabado? Pensou errado. Com base no público que ainda consome a mídia física, a Amazon.com terá uma nova seção com este produto. Para os usuários Prime, muitos produtos terão frete grátis e um prazo de entrega de dois dias.

O preço

Já mostramos o preço mensal que será de R$ 9,90, mas o que você ainda não sabe é que tudo estará incluso no pacote por R$ 89,90 ao ano. Neste caso, em um só pagamento, o usuário adquire uma assinatura anual de Prime com todos os benefícios incluídos na conta.
Apesar de agregar as mais diversas alternativas de entretenimento, não haverá um aplicativo agregador. É preciso baixar um aplicativo para cada funcionalidade. São eles: Amazon, Prime Reading, Prime Music, Kindle e Prime Video.
No caso do streaming em vídeo, alguns aplicativos como o Apple TV, nativo do iOS, já integram e juntam todos os conteúdos dos diversos aplicativos de streaming. Mas ainda não há indícios de um super aplicativo que una todo o entretenimento. Seria essa uma alternativa futura?

O programa de fidelidade mais famoso no e-commerce

As novidades não param só no entretenimento. Quer saber o que o programa traz para quem compra assiduamente no site?

 Leia mais em NOVAREJO


+NOTÍCIAS

A TV dos anos 90 e a educação contemporânea: o que elas têm em comum?
Netflix experimenta curadoria humana na plataforma
Podcasters: conheça a nova plataforma do Spotify

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]