Em 2017, a Amazon lançava seu Fire TV Stick, um media center que tem o objetivo de ajudar seus clientes a acessar serviços de streaming de qualquer televisão – até mesmo aquelas com entrada HDMI –, tornando-a num dispositivo smart. Por meio do acessório, é possível acessar serviços como Globoplay, Disney, YouTube, Apple TV, Netflix, Spotify e, claro, Prime Video. São amis de 250 mil filmes e episódios disponíveis para os clientes.
Além do controle remoto que acompanha o Fire TV Stick, o usuário também pode navegar pelos catálogos por meio da Alexa, assistente virtual de voz da Amazon. A integração entre a Alexa e o Fire TV Stick se tornou realidade em 2020, ampliando ainda mais suas possibilidades de uso. Basta utilizar o controle remoto, clicando no botão para chamar a Alexa, e fazer a busca e utilizar demais funcionalidades da assistente de voz.
Em 2023, os gêneros mais buscados por comando de voz no Fire TV Stick pelos telespectadores de streaming brasileiros foram desenho, ação, comédia, terror, novela e Natal. Já o título de filme mais buscado foi “Homem Aranha”, seguido por “Velozes e Furiosos”, “Barbie”, “Harry Potter”, “Elementos” e “Pequena Sereia.
Já entre as séries e programas de TV mais procurados, “Grey’s Anatomy” figura no topo, seguida pelo programa de culinária “Masterchef”, “Todo Mundo Odeia o Chris”, “One Piece” e pelo reality show, “Largados e Pelados”. Entre os programas infantis, “Galinha Pintadinha” é o conteúdo mais procurado no Fire TV, seguido por “Bob Esponja”, “Peppa Pig” e “Maria Clara”, entre outros.
Ao toque de um botão – ou voz
Ao clicar no botão para acionar a Alexa, os usuários podem pausar e continuar conteúdos, controlar dispositivos de casa inteligente – como lâmpadas e aparelho do ar-condicionado conectado –, e perguntar informações sobre notícias, jogos de futebol, ouvir música, e definir lembretes e alarmes. Como resultado, os consumidores podem escolher como preferem navegar em suas televisões e nos diferentes serviços de streaming – seja por comando de voz ou por controle remoto.
A Amazon não é a única a oferecer o dispositivo. Além do Fire TV Stick, o Google também possui o Chromecast para transformar televisões em smart TVs, e a Apple oferece seu serviço Apple TV 4K. Os serviços do Google e da Apple também contam com assistentes de voz, a Google Assistant e a Siri, respectivamente.
Saldão do Cliente
Entre os dias 29/1 e 2/2, os consumidores do marketplace da Amazon poderão acessar o Saldão do Cliente, que conta com descontos de até 60% em diversos produtos de casa, livros, eletrônicos, brinquedos, esportes, beleza e bem-estar, e muito mais. Diversas marcas como Apple, Samsung, Pedigree, Funk, Tramontina, Omo e Vonder, estão com produtos em promoção no evento.
“Trazemos uma vasta seleção de produtos com bons preços para que os clientes da Amazon.com.br já comecem o ano adquirindo seus produtos favoritos de diversas marcas com descontos atrativos”, comenta Juliana Sztrajtman, Diretora de Varejo da Amazon no Brasil. “Já estamos na terceira edição do Saldão do Cliente, oferecendo benefícios para todos os clientes. Para quem é membro Prime, a entrega é gratuita em produtos elegíveis, além de terem acesso a uma variedade de entretenimento de qualidade – tudo em uma assinatura única”.
A terceira edição do evento de promoções, junto com outras datas celebradas pelo marketplace como o Prime Day, ajuda a criar um calendário anual de descontos. A prática não só contribui na fidelização de consumidores, como também gera mais engajamento e recorrência no e-commerce.