Pesquisar
Close this search box.
/
/
Alexa avança em modelos de linguagem que indicam novo futuro do dispositivo

Alexa avança em modelos de linguagem que indicam novo futuro do dispositivo

Daniel Rausch, vice-presidente Alexa e Fire TV da Amazon, comenta os novos avanços do dispositivo com uso de IA generativa e LLMs

Cada vez mais IAs generativas baseadas em Large Language Models (LLM) estão impulsionando uma nova experiência para os consumidores com marcas, produtos e serviços. Uma IA que acaba de ganhar novos “poderes” com uso de LLM é a Alexa, da Amazon. Algumas novidades foram anunciadas para os EUA ainda sem data para o Brasil.

Daniel Rausch, vice-presidente, Alexa e Fire TV da Amazon, está otimista com este novo conjunto de soluções: “Estamos apenas começando. Com a IA generativa podemos aprimorar vários componentes principais da experiência Alexa”.

Este novo modelo traz um grande conjunto de recursos de conversação que ajudarão a fornecer uma Alexa ainda mais intuitiva, inteligente e útil. “Nos últimos anos, falamos frequentemente sobre como vivemos a era de ouro da inteligência artificial (IA). Ideias que pareciam ficção científica há pouco tempo agora são realidade – e não há melhor exemplo disso do que Alexa”, comenta Raush.

Tendo ultrapassado meio bilhão de dispositivos vendidos e com dezenas de milhões de interações a cada hora, Alexa tornou-se parte da família em milhões de lares. “Sempre pensamos na Alexa como um serviço em evolução e temos melhorado continuamente desde o dia em que a introduzimos no mercado em 2014. Uma missão de longa data, tem sido tornar uma conversa com Alexa tão natural quanto falar com outro ser humano, e com o rápido desenvolvimento da IA ​​generativa o que apenas imaginávamos está agora ao nosso alcance”, destaca Daniel Rausch, no comunicado do lançamento do LLM.

Uma Alexa mais inteligente

Conceber uma Alexa mais inteligente e conversacional só foi possível com uso intenso de LLM. “Estudamos muito sobre conversação nos últimos anos e sabemos que nas nossas interações vamos muito além das palavras. Em qualquer conversa processamos muitas informações adicionais, como linguagem corporal, conhecimento da pessoa com quem você está conversando e contato visual”, comenta Rausch, dando indícios de todo o potencial explorado para a nova Alexa.

Veja cinco capacidades aprimoradas com IA para a Alexa:

Conversa

A entrada dos novos sensores à câmera e entrada de voz, aumentaram a capacidade da Alexa em detectar a presença humana e fundir mais informações para uma conversa mais fluída. Com esses APIs e modelos de LLMs, ela agora pode compreender dicas não-verbais. A redução de latência do dispositivo para que as conversas fluam naturalmente, sem pausa, e as respostas tenham a duração certa para a voz também foram outros avanços. Por exemplo, quando você pergunta as últimas notícias sobre uma determinada tendência, você obtém uma resposta sucinta apenas com as informações mais relevantes. Caso queira aprofundar o tema, basta seguir perguntando.

Utilidade no mundo real

Para ser verdadeiramente útil, a Alexa precisa ser capaz de agir no mundo real. Isso tem sido um dos desafios em termos de LLM: como integrar APIs em escala e de maneira confiável para tomar as ações corretas? Este novo modelo agora vem conectado a centenas de milhares de dispositivos do mundo real por meio de APIs de LLM. Isso aprimora a capacidade da Alexa de processar nuances e ambiguidades, além de programar rotinas mais complexas inteiramente por voz.

Personalização e contexto

Um LLM para o lar deve ser personalizado para toda a família. Essa nova geração da Alexa é capaz de oferecer experiências únicas com base nas preferências que você e sua família compartilham, nos serviços com os quais interage e sobre diversas informações. Com isso, Alexa agora também pode transportar mais contexto ao longo das conversas, da mesma forma que os humanos fazem o tempo todo.

Personalidade

Com este novo modelo de LLM, Alexa tem agora um ponto de vista único também – mais “pessoal” – tornando as conversas mais envolventes. Alexa pode dizer quais filmes deveriam ter ganhado um Oscar, por exemplo, ou comemorar quando você responde corretamente a uma pergunta, ou até criar um bilhete entusiasmado para você para parabenizar um amigo numa data especial.

Confiança

Embora a integração de LLM e IA ​​generativa traga infinitas possibilidades, os avanços da Alexa trazem um compromisso com a transparência e a confiança de seus clientes. Conceber experiências com maior proteção à privacidade é uma delas.

Explorar as capacidades de envolvimento entre máquinas e humanos certamente será um dos grandes objetivos e avanços em IAs generativas e modelos de linguagem natural para a experiência do cliente nos próximos anos. Com uma capacidade cada vez maior de reunir informações sobre nossos hábitos e preferências, muito em breve a tecnologia nos aproximará ainda mais daquilo que antes era apenas conhecido em filmes de ficção científica. Você duvida? Pergunte a Alexa.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]