Em vez da saudosa barra de chocolate, cada vez mais pessoas no mundo vêm optando por deixar um biscoito integral ou outro alimento saudável na gaveta do escritório. E neste quesito o consumidor brasileiro mostra que está alinhado às tendências globais do setor.
De acordo com uma pesquisa feita pela Fiesp em parceira com o Ibope em nove capitais brasileiras, 32% dos consumidores hoje leem o rótulo para escolher alimentos mais nutritivos no Brasil. Outro estudo também feito pelo Ibope, desta vez a pedido da Alelo, revelou que 70% dos entrevistados em dez capitais do País buscam alimentos equilibrados em termos de proteínas, carboidratos, vegetais e legumes na hora de comer. Ainda assim, 34% dos brasileiros priorizam a conveniência e a praticidade dos alimentos, em reflexo às necessidades do cotidiano apressado e ao pouco tempo disponível para pensar no assunto.
A saudabilidade é um dos atributos mais importantes para consumidores de países emergentes, a ponto de os mais jovens estarem dispostos a pagar mais caro pelos benefícios à saúde, segundo a Pesquisa Global da Nielsen Sobre Saúde & Bem-estar.
O estudo que entrevistou mais de 30 mil internautas consumidores em 60 países na Ásia-Pacífico, Europa, América Latina, Oriente Médio, África e América do Norte prova que quase metade dos consumidores (45%) hoje troca pratos completos por lanches rápidos ? desde que sejam feitos com ingredientes naturais.
Apesar do desaquecimento da economia brasileira, o mercado de alimentação saudável está a pleno vapor. As vendas deste tipo de produto praticamente dobraram (98%) nos últimos cinco anos, e ultrapassaram a demanda por alimentos tradicionais (67%) no mesmo período, de acordo com uma pesquisa divulgada pela consultoria Euromonitor. ?Embora metade da população esteja acima do peso, notamos que o brasileiro está cada vez mais preocupado com sua dieta e com um estilo de vida mais saudável?, garante Dilma Lima, nutricionista da biO2.
Clara Monteiro, nutricionista especializada em nutrição funcional e uma das autoras do blog Nutricionistas Na Cozinha, concorda e defende: ?as pessoas acabam comprando alimentos com muito sódio, açucares e conservantes muitas vezes, por falta de informação?. Prova disso é o aumento do consumo de alimentos ultraprocessados, que fazem os brasileiros consumirem duas vezes mais sódio do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de acordo com um alerta emitido pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).
Segundo Monteiro, no dia a dia de trabalho, onde passamos horas sentados na frente do computador, devem ser evitados biscoitos ( ?crackers em geral?), refrigerantes diet e light ( por conter muito sódio), biscoitos recheados ( possuem muita gordura trans) e sucos de caixa. Não sabe como viver sem eles? Veja a seguir quatro snacks saudáveis sugeridos pela Natue, principal e-commerce brasileiro de produtos naturais e de bem estar, e esquive-se dos petiscos nocivos de uma vez por todas.
1. Barra de Nuts Açúcar de Coco da Monama: elaborada com ingredientes naturais e orgânicos, como flocos de arroz, quinoa em grãos,amendoim entre outros. É adoçado com açúcar de coco, umsubstituto do açúcar, utilizado como uma alternativa mais saudável, uma vez que contém vitaminas e minerais em sua composição. Além de ser 100% natural completamente livre de agrotóxicos.
Saiba onde encontrar aqui.
2. Mix de sementes da Jasmine: composto porgrãos de soja, quinoa, linhaça, girassol e abobora, que por sua vez possuem alto valor nutricional. Ajuda na diminuição da absorção de gorduras e promoção da saciedade, contribuindo assim para o emagrecimento. Além de que o Mix de Sementes é uma excelente opção desnack saudável.
Saiba onde encontrar aqui.
3. Protein Bar, Baunilha + Amendoim da Bio2: elaborado com ingredientes naturais e proteínas veganas dearroz e ervilha, além depasta de amendoim, que fornece gorduras boas importantes para saúde e uma saborosa cobertura dechocolate amargo e é isento de lactose.
Saiba onde encontrar aqui.
4. Petisco Sem Glúten de Pizza da Nutri Cookie: ótima opção de petisco para aproveitar com os amigos! Um salgadinho saudável, já que é elaborado com ingredientes naturais, além de não conter glúten, lactose e ingredientes de origem animal, podendo ser consumido por veganos e vegetarianos.
Saiba onde encontrar aqui.
Leia mais:
Mercado de alimentação saudável pode ser tendência irreversível
Os 10 maiores mitos da indústria sobre alimentação saudável
Você é o que você come?