Seja qual for a sua geração, é um fato que houve em algum momento da sua vida alguma preocupação com a carreira. Naturalmente, esse é um tema bastante frequente na mente de jovens que têm entre 14 e 19 anos, e uma uma pesquisa inédita, realizada pela Cia. de Talentos e pela Nextview, comprova isso. Ao mesmo tempo, no Brasil, a taxa de desemprego entre os jovens é de 28,7%, ou seja, um em cada quatro jovens está desempregado, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra e Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!
Consciente dessa situação, a Nestlé investiu em uma iniciativa chamada “Aliança pelos Jovens”, que busca convidar e engajar empresas parceiras a adotar as práticas de desenvolvimento de jovens, além de oferecer oportunidades de primeiro emprego.
A perspectiva é de que o programa atenda aos mais de 40 mil jovens que integram o quadro das 17 empresas participantes, contribuindo também para a criação de novas e melhores oportunidades para esse público, por meio de programas de trainees, estágio e de jovens aprendizes.
Engajamento
Com o objetivo de colaborar com a mudança dessa realidade, além de aprimorar o conhecimento e a experiência de pessoas com até 30 anos e inseri-las no mercado de trabalho nacional, a Sodexo Serviços é uma das empresas que aderiram ao programa. “A Sodexo acredita que a garantia da empregabilidade de jovens auxilia no desenvolvimento das empresas e da economia, além de melhorar o bem-estar da sociedade em geral.
Neste sentido, a rede Aliança pelos Jovens contribuirá na superação das barreiras que dificultam a inclusão deste público no mercado de trabalho. Além disso, este tipo de iniciativa está diretamente ligada aos cinco pilares de diversidade e inclusão da companhia, que são: pessoas com deficiência, gênero, gerações, orientação sexual e cultura e origens”, explica Andreia Dutra, Presidente da Sodexo Serviços.
Além da Sodexo, as empresas Barry Callebaut, Bemis, Bunge, Cargil, CSN, Dairy Partners Americas, Engie, Galderma, Givaudan, Google, GRSA, Klabin, Nielsen, Owens-Illinois e Tetra Pak também farão parte da iniciativa.