Pesquisar
Close this search box.
/
/
/
O futuro da advocacia: como a tecnologia está transformando o setor jurídico

O futuro da advocacia: como a tecnologia está transformando o setor jurídico

À exemplo, Machado Meyer Advogados tem usado inteligência artificial para aprimorar os processos diários, potencializando base de informações e tornando o trabalho mais ágil

A era da transformação digital e inovação tecnológica está redefinindo diversos setores, e o campo jurídico não fica de fora dessa mudança. Segundo o “Relatório Tendências da Advocacia 2024”, elaborado pela Aurum, uma empresa de tecnologia especializada em soluções para advogados, o avanço tecnológico está moldando um mercado jurídico cada vez mais exigente e dinâmico.

A IA tem impactado no modo como os profissionais do direito conduzem seus negócios e interagem com seus clientes. O relatório destaca que 94% dos profissionais jurídicos sentem satisfação e felicidade ao aprender sobre novas ferramentas e tecnologias.

“O setor jurídico está avançando na inovação e tecnologia porque, hoje, já percebem que são aliadas e não vieram substituir o advogado ou o trabalho jurídico, mas sim auxiliar na rotina, entregando mais produtividade e permitindo que os profissionais da área consigam expandir seus negócios com mais qualidade, sempre atualizados com o que há de melhor no mercado”, explica Marcela Quint, CEO da Aurum.

Os estudos do Future Market Insights comprovam essa mudança, a previsão é de que o mercado global de tecnologia jurídica gere US$ 69,7 bilhões e passe por um crescimento de 8,9% até 2032.

Com a ascensão da transformação digital, surgem diversas soluções tecnológicas voltadas para otimizar o trabalho dos advogados. Ferramentas de automação, inteligência artificial e análise de dados estão se tornando aliadas indispensáveis para aumentar a eficiência operacional e melhorar a prestação de serviços jurídicos.

É o caso do escritório Machado Meyer Advogados que adotou o Microsoft Azure OpenAI Service para desenvolver uma ferramenta segura e eficaz, que utiliza a IA como complemento ao trabalho dos profissionais do Direito. Em fase beta, ela passou a ser utilizada em dezembro de 2023. A solução auxiliará as atividades diárias do escritório em cinco demandas principais: traduções, revisões, resumos e pesquisas.

“O projeto com a Microsoft traz mais inovação para o nosso ambiente e nos permite extrair conhecimento de forma mais rápida e fácil para nossos advogados, potencializando nossa base de informações e tornando o trabalho ainda mais eficaz”, explica Paulo Silvestre de Oliveira Junior, Head de Inovação e Desenvolvimento do Machado Meyer Advogados.

O desenvolvimento da solução é parte de uma estratégia maior do escritório, que vem ampliando as narrativas em inovação internamente com iniciativas que integram sua expertise às mais recentes tecnologias, a fim de garantir um trabalho cada vez mais efetivo e completo, extraindo valor de um acervo de documentos produzidos ao longo dos mais de 50 anos de história do Machado Meyer.

Para Juliana Abrusio, sócia da área de Direito Digital e Proteção de Dados, esse é um marco importante tanto para o escritório quanto para o setor jurídico como um todo. “A Inteligência Artificial tem aberto inúmeras possibilidades para empresas de diferentes setores. Participar deste projeto fortalece nossa capacidade de oferecer soluções inovadoras e apoiar nossos clientes no processo de adoção e implementação desta tecnologia para gerar soluções e valor”, afirma.

A tecnologia e as tendências para o setor

Apesar de algumas soluções ainda dividirem opiniões – ainda de acordo com a pesquisa – 50% dos profissionais entrevistados apresentaram sentimentos positivos quanto ao uso de IA no setor, enquanto 50% apresentaram sentimentos negativos -, para a CEO da Aurum, isso é questão de tempo.

“É importante que os profissionais do setor se adaptem para evoluir junto ao mercado, aproveitando o que há de melhor das tecnologias e inovações. Assim, a Aurum continuará trazendo o que há de mais tecnológico, inovador e eficaz para solucionar dores e otimizar a rotina dos advogados, como a Inteligência Artificial que é uma aliada e não uma substituta do advogado”, conclui Marcela Quint.

O ser humano como protagonista, a busca por aprimoramento e o uso do digital com autonomia são as três principais macrotendências globais do mercado jurídico para 2024, segundo a apuração feita pela legaltech. Essa proatividade será indispensável no futuro, segundo Marcela, pois as tendências para o setor podem ser muito mais facilmente alcançadas com o apoio da automação.

Embora haja preocupações, os profissionais reconhecem que a tecnologia agrega ao trabalho. “Quando se fala em colocar o ser humano em primeiro lugar, por exemplo, não necessariamente se trata de evitar o uso de tecnologia, mas sim oferecer um atendimento mais proativo, embasado e segmentado, liberar os profissionais para atuar em funções mais criativas e especializadas, entender o perfil de clientes, suas dores, comportamentos e expectativas. As tecnologias alimentadas por Inteligência Artificial, machine learning, análise de dados, entre outras ferramentas digitais, são aliadas muito úteis nesse sentido”, explica.

“É importante que os profissionais do setor se adaptem para evoluir junto ao mercado, aproveitando o que há de melhor das tecnologias e inovações. Assim, a Aurum continuará trazendo o que há de mais tecnológico, inovador e eficaz para solucionar dores e otimizar a rotina dos advogados, como a Inteligência Artificial que é uma aliada e não uma substituta do advogado”, conclui Marcela.



Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]