Além da segurança do veículo, a velocidade é uma das principais preocupações para os pais de motoristas adolescentes. Fopi pensando nisso, que a Telit, uma facilitadora global da Internet das Coisas (IoT), anuncia que seus módulos celulares e GNSS vão integrar o Yon Motor, um novo produto de Nastek Indústria e Tecnologia, que traz ao mercado o menor rastreador veicular.
Com aplicação móvel e fácil de usar, o Yon Motor oferece dados de localização e velocidade em tempo real por meio de aplicativo no celular, juntamente com uma série de características de segurança do veículo.
“Quem não se preocupa com a saída noturna do seu filho ou não dormiria melhor ao saber que ele está dentro do limite de velocidade? A ideia do Yon Motor é conseguir aproximar as pessoas por meio da Internet das coisas”, diz Lauro Cruz, CTO da Nastek. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Telit. A empresa fornece os módulos GPS SL871, fornecendo a comunicação máquina a máquina (M2M). O aplicativo móvel é gratuito e está disponível para download no iOS e Android.
O rastreador foi construído com tecnologia de última geração. Além disso, a solução é leve e a prova d’agua, permitindo que o consumidor possa acoplar em qualquer veículo.
“O aplicativo móvel permite aos usuários acompanhar os movimentos do veículo em tempo real e pode ser baixado gratuitamente em qualquer celular. O rastreador ajuda a reduzir acidentes de trânsito ao permitir aos pais total visibilidade da velocidade de seus filhos, a forma que eles estão conduzindo o veículo, além das rotas que eles tomam”, conclui Cruz.
Funções e aplicações
O Yon Motor tem um desligamento automático inteligente para economia de bateria e só é ligado quando os veículos estão em movimento ou quando ele precisa enviar dados e alertas para o usuário. Os usuários também podem verificar as informações de posição, movimento, história de rotas e eventos de veículos para reunir o conhecimento de atividades cotidianas.
O Yon Motor possui alarmes internos, que avisam o usuário sobre nível da bateria, movimentações e/ou violação de cercas eletrônicas, ou seja, com o rastreador, o usuário pode delimitar áreas para que o equipamento possa enviar mensagens informando deslocamentos, sendo uma forma de monitorar familiares e/ou funcionários em seus trajetos, ou até mesmo movimentos indevidos do veículo estacionado.
O aparelho pode ser usado também por motociclistas e taxistas, que desejam, respectivamente, compartilhar o desempenho do veículo nas redes sociais ou monitorar e calcular percursos realizados, além de distâncias percorridas.
Desenvolvido e fabricado no Brasil, o rastreador está comercialmente disponível em todo o país. O equipamento custa R$ 960 à vista e contempla um ano de comunicação de dados, além de incluir acessórios para instalação, manual do usuário e um chip GSM SIM CARD. Após um ano, é necessária a renovação do plano de dados, que sairia R$ 268 à vista ou parcelado. Depois do Brasil, o Yon Motor será comercializado nos Estados Unidos, Reino Unido e Holanda.