Pesquisar
Close this search box.
/
/
A revisão da norma ISO14001 de Gestão Ambiental

A revisão da norma ISO14001 de Gestão Ambiental

Considerada a primeira norma ambiental internacional mundial, ajuda, desde 1996, milhares de organizações a adotar padrões de sustentabilidade e melhorar em seu desempenho operacional

A Organização Internacional para Padronização (International Organization for Standardization-ISO) anunciou neste início de ano que o processo de revisão da norma ISO14001- Sistema de Gestão Ambiental, avançou para seu estágio final. Ocorrendo sua aprovação ainda neste ano, as organizações terão um período de até três anos para que possam adaptar-se ao novo padrão.

Considerada a primeira norma ambiental internacional mundial, a ISO14001 vem, desde 1996, ajudando milhares de organizações a adotar padrões de sustentabilidade ambiental e melhorando em consequência seu desempenho operacional.

A primeira versão da ISO14001 começou a ser desenvolvida logo depois da Cúpula da Terra, que ocorreu no Rio de Janeiro em 1992. Em 2004, pequenas alterações foram incorporadas para melhor alinhá-la com a ISO 9001, que é o Padrão de Gestão da Qualidade. As modificações no texto tornaram as exigências mais claras e ao mesmo tempo significou que  as organizações não tinham mais que duplicar os seus esforços na implementação de dois sistemas.

Para garantir que a ISO 14001 continue a servir às organizações e manter sua relevância no mercado atual, o padrão está sendo revisto. A revisão não só irá abordar a mudança nas práticas ambientais, mas também garantir que o sistema de gestão perdure, auxiliando as empresas a se alinharem com as propostas mais gerais da sustentabilidade, particularmente, diminuindo a agressão ao meio ambiente e reduzindo as emissões de CO2.

A ISO 14001 pode ser aplicada a todos os tipos e tamanhos de organizações e as ajuda a direcionar sistemas e processos para aumentar o seu desempenho ambiental. Isto inclui o consumo de energia, a gestão de resíduos, a conformidade com as regulamentações, as solicitações da cadeia de suprimentos e o planejamento na utilização de recursos.

Ao reduzir o impacto no meio ambiente e alcançar um modelo de negócio mais sustentável, as empresas podem economizar energia e recursos financeiros, ao mesmo tempo em que contribuem para a preservação dos recursos do planeta para as gerações futuras.

Obter uma certificação ISO 14001 também significa que as organizações estarão mais propensas a atingir metas e cumprir com a legislação, especialmente aquelas relacionadas com o seu segmento. Consequentemente, estarão reduzindo os custos associados aos impactos negativos ao meio ambiente.

A melhoria da comunicação dos aspectos ambientais aos grupos de interesse e o enfoque com base em todo ciclo de vida dos produtos são duas novidades mais destacadas da nova norma. Sua estrutura será aplicável a todas as novas normas de sistemas de Gestão ISO, tornando muito mais fácil implementar a integração, particularmente com a ISO9001 de gestão da qualidade.

Quanto ao planejamento e controle da cadeia de valor, a  ISO 14001: 2015 vai introduzir um novo conjunto de requisitos para gerenciar ou influenciar os processos ao longo de todo ciclo de vida. Aí se incluem todas as atividades de terceirização, tais como transporte, embalagem e descarte de resíduos, bem como a aquisição de bens e serviços.

Ao mesmo tempo, as organizações deverão recolher e fornecer informações sobre o impacto que elas têm sobre o meio ambiente durante o uso e o tratamento de pós-uso ao fim da vida útil de seus produtos. Elas também terão que mostrar a sua conformidade com os requisitos legais aplicáveis em todos os momentos do processo produtivo.

A norma ISO14001:2015 será, sem dúvida, mais exigente que a anterior. Mas ajudará as organizações a colocar em vigor uma política que promova uma proteção ambiental específica para o contexto de seus negócios.  Isso reforçará o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, com a eficiência na utilização de recursos, com o combate às alterações climáticas e à proteção dos ecossistemas.

***

Reinaldo Dias é professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas, mestre em Ciência Política e doutor em Ciências Sociais pela Unicamp.

Leia mais:
Educar para a sustentabilidade tornou-se essencial
As ações sustentáveis que chegam à casa do colaborador
Tetra Pak® lança novo relatório de sustentabilidade
 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]