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Millennials, X, Z ou Alpha: a qual geração você pertence?

Millennials, X, Z ou Alpha: a qual geração você pertence?

Conservadora? Livre? Nativos digitais? Veja um perfil sobre cada geração e descubra qual período corresponde ao seu grupo

Os perfis de cada geração se tornaram assunto recorrente no mercado de trabalho. Os primeiros conceitos sobre gerações tiveram início a partir do marketing americano no período pós Guerra, de modo que as definições marcaram novos padrões culturais e de consumo mundialmente. Envolvidos na preocupação de contemplar a persona de cada período, as marcas repensaram os padrões de sua comunicação com os consumidores e investem cada vez mais em propagandas mais plurais.

Qual é a sua geração? Como ela se comporta? Qual é o seu comportamento de consumo?

Veja em qual perfil qual você se encaixa:

Baby Boomers

→ Nascida após a Segunda Guerra Mundial

Essa geração incorporou a palavra “trabalho” como nenhuma outra. Preza pela estabilidade financeira e costuma ser fiel a seus empregadores. Ainda incompreendidos pelas marcas, os consumidores dessa geração valorizam a durabilidade e o conforto dos produtos que consomem

Hábitos dos Baby Boomers

  • Controle financeiro: seus gastos não excedem os ganhos
  • Comprariam mais se a comunicação das marcas dialogasse mais com eles.
  • No e-commerce, é a geração que mais busca por itens de moda.
  • Lideram as compras de produtos e serviços de viagens.
  • Passam 28 horas semanais em frente ao computador.
  • 77% dos Baby Boomers comprariam mais se as marcas compreendessem melhor suas necessidades e exigências.
  • São mais leais e patriotas.

Geração X

→ Nascidos entre meados dos anos 1960 e início dos anos 1980.

Cercada por grandes construções, trata-se da geração que ligou o motor do desenvolvimento, da globalização e da tecnologia. Esse grupo tem muito mais intimidade com a tecnologia do que a geração anterior

Hábitos da Geração X

  • Responsável pela maioria das decisões de consumo da família
  • Gasta 66% mais com vestuário do que os Millennials
  • Maior potencial para consumir produtos de luxo
  • 77% preferem foco no produto em vez de causas ou ideias
  • 85% preferem que as campanhas mostrem o produto da forma mais real possível

Millennials/Geração Y

→ Nascidos entre a segunda metade da década de 1980 e a primeira metade dos anos 1990.

Buscam um propósito maior em suas atividades no ambiente de trabalho. A geração que vivenciou a revolução da internet também deu início à grande onda de empreendedorismo e startups. Por isso, entraram no mercado de trabalho acreditando que é mais importante estar feliz do que ter dinheiro.

Hábitos dos Millennials/Geração Y

  • Deixam a casa dos pais cada vez mais tarde
  • Valorizam o consumo com propósito
  • Abandonaram a ideia de posse e abraçaram o consumo compartilhado
  • Críticos e exigentes nas compras
  • 80% desejam que as marcas os entretenham
  • 70% sentem a necessidade de compartilhar sua visão com empresas após uma boa ou má experiência

Geração Z

→ Nascidos entre a segunda metade dos anos 1990 e 2009.

Os que nasceram nessa época já percebem os dispositivos digitais como algo natural em suas vidas. No Brasil, essa Geração Z já representa 20% da população do País. Chamados de “nativos digitais”, eles redescobriram o poder de comunicação dos vídeos e veem o YouTube como uma grande oportunidade de negócio

Hábitos da Geração Z

  • Personalização, evitando rótulos
  • Relação mais crítica e consciente com as empresas
  • Consumo como expressão de identidade
  • 34% costumam realizar a prática de Webrooming (pesquisar on-line e comprar na loja física)
  • Consumo médio de 23 horas de conteúdo em vídeo por semana

Geração Alpha

→ Nascidos a partir de 2010

Tal qual a Z, a Alpha tem a tecnologia ocupando a centralidade de suas decisões. Serão monitorados e devem acompanhar uma profunda mudança nos processos de aprendizagem

Hábitos da Geração Alpha

  • Tem o YouTube como propagador de conhecimento, entretenimento e informação
  • Reconexão com videogames
  • Mais transparência na relação com seus pais
  • Tecnologia como aliada do aprendizado

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SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
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